meu dia em oração
1º domingo do Advento: Vamos à casa do Senhor!
Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém: No final dos tempos, o Templo do Senhor estará firmemente plantado no mais alto dos montes, e será mais alto que as colinas. Para lá correrão todas as nações, dizendo: «Venham! Vamos subir à montanha do Senhor, vamos ao Templo do Deus de Jacó, para que Ele nos mostre seus caminhos, e suas veredas.» Pois de Sião sairá a Lei e, de Jerusalém, a Palavra do Senhor. Então Ele julgará as nações e será o árbitro de povos numerosos. De suas espadas eles fabricarão enxadas, e de suas lanças farão foices. Nenhuma nação pegará em armas contra outra e ninguém mais vai treinar para a guerra. Venha, casa de Jacó: vamos caminhar à luz do Senhor. (Is 2,1-5)
1ª Leitura
Comportem-se dessa maneira, principalmente porque vocês conhecem o tempo, e já é hora de vocês acordarem: a nossa salvação está agora mais próxima do que quando começamos a acreditar. A noite vai avançada, e o dia está próximo. Deixemos, portanto, as obras das trevas e vistamos as armas da luz. Vivamos honestamente, como em pleno dia: não em orgias e bebedeiras, prostituição e libertinagem, brigas e ciúmes. Mas vistam-se do Senhor Jesus Cristo. (Rm 13,11-14a)
Salmo ou Hino
Alegrei-me quando me disseram: «Vamos à casa do Senhor!» Nossos passos já se detêm junto aos teus umbrais, Jerusalém! Aí estão os tribunais da Justiça, no palácio de Davi: «Vivam seguros os que amam você, haja paz dentro de seus muros e segurança em seus palácios!» Por meus irmãos eu digo: «A paz esteja com você!» Pela casa do Senhor, desejo o bem a você. (Sl 122,1-2.4-9)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus falou assim aos seus discípulos: «A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Porque, nos dias antes do dilúvio todos comiam e bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio, e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado, e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada, a outra será deixada. Portanto, fiquem vigiando! Porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês. Compreendam bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente ficaria vigiando, e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vocês estejam preparados. Porque o Filho do Homem virá na hora em que vocês menos esperarem». (Mt 24,37-44)
Vivendo a Palavra
Comiam, bebiam, casavam-se… A vida corria na aparente normalidade – assim como a nossa, hoje. Jesus nos adverte que o fim acontecerá sem anúncio específico: devemos vigiar, para não cair nas tentações, e orar sempre. Isto significa: vivermos conscientes de que Deus, Pai Misericordioso, está presente em nós; e estarmos sempre atentos para ouvi-Lo e prontos para seguir sua Palavra de Vida.
Oração Final
Pai Santo, que nos concedes estarmos vivos para iniciar mais um ano litúrgico em nossa caminhada, dá-nos sabedoria, coragem e força para utilizar esse tempo que desponta para fazer o bem a todos os irmãos de caminhada, anunciando a chegada do teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.