meu dia em oração
1º domingo da Quaresma: “Convertam-se e creiam na Boa Notícia”
Deus disse a Noé: «Eu estabeleço a minha Aliança com vocês, seus descendentes e com todos os animais que os acompanham: aves, animais domésticos e feras, com todos os que saíram da arca e agora vivem sobre a terra. Estabeleço minha Aliança com vocês: de tudo que existe, nada mais será destruído pelas águas do dilúvio, e nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra. Este é o sinal da Aliança que coloco entre Mim e vocês e todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha Aliança com a terra. Quando Eu reunir as nuvens sobre a terra e o arco-íris aparecer nas nuvens, Eu me lembrarei da minha Aliança com vocês e com todos os seres vivos. E o dilúvio não voltará a destruir os seres vivos. (Gn 9,8-15)
1ª Leitura
De fato, o próprio Cristo morreu uma vez por todas pelos pecados, o Justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus. Ele sofreu a morte em seu Corpo, mas recebeu Vida pelo Espírito. Foi então que Ele proclamou a Vitória, inclusive para os espíritos aprisionados; falo das pessoas que foram rebeldes outrora, nos tempos de Noé, quando Deus demorava para castigar o mundo. Enquanto isso, Noé construía a arca, na qual somente oito pessoas foram salvas do meio da água. Aquela água representava o Batismo que agora salva vocês; não se trata de limpeza da sujeira corporal, mas do compromisso solene de uma boa consciência diante de Deus, mediante a ressurreição de Jesus Cristo. Ele subiu ao Céu e está sentado à Direita de Deus, após ter submetido os Anjos, as Dominações e os Poderes. (1Pd 3,18-22)
Salmo ou Hino
Mostra-me os teus Caminhos, Senhor. Guia-me com tua Verdade, lembra-te da tua Compaixão, que existe desde sempre. Lembra-Te de mim, conforme o teu Amor, por causa da tua Bondade. Senhor, encaminha os pobres conforme o Direito e ensina aos pobres o teu Caminho. As Veredas do Senhor são Amor e Verdade para os que guardam seus Preceitos. (Sl 25,4b-5b.6-10)
Evangelho do dia
Logo em seguida, o Espírito impeliu Jesus para o deserto. E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os Anjos O serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus: «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.» (Mc 1,12-15)
Vivendo a Palavra
Quarenta dias (ou quarenta anos): na tradição bíblica, ‘quarenta’ não é só um número, mas é a metáfora que significa ‘o tempo necessário para que aconteça o que deve acontecer’. Para Jesus, a quarentena no deserto foi seu retiro de preparação para cumprir a missão de anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus. Para nós, ‘quaresma’ é tempo para nossa conversão, processo de toda nossa vida.
Oração Final
Pai Santo, feliz aquele que espera em Ti! Nós nos jogamos confiantes nos teus braços, pedindo que nos conduzas – não apenas nestes quarenta dias que estamos começando a viver, mas em toda nossa vida – pelos caminhos da conversão que, sabemos, serão ásperos e difíceis, até alcançarmos o tempo glorioso da Páscoa, a Ressurreição de teu Filho, o Cristo que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré. Por Ele, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.