meu dia em oração
1º Domingo da Quaresma–Clamamos ao Senhor, Ele ouviu a nossa voz
O sacerdote receberá o cesto de sua mão, e o colocará diante do altar do Senhor. Então você, tomando a palavra, dirá : ‘Meu pai era um arameu errante: ele desceu ao Egito e aí residiu com poucas pessoas. Depois tornou-se uma nação forte e numerosa. Os egípcios, porém, nos maltrataram e humilharam, impondo dura escravidão sobre nós. Clamamos então ao Senhor, Deus dos nossos antepassados, e o Senhor ouviu a nossa voz. Ele viu nossa miséria, sofrimento e opressão. E o Senhor nos tirou do Egito com mão forte, com sinais e prodígios. E nos trouxe a este lugar, dando-nos esta terra: uma terra onde corre leite e mel. Por isso, aqui estou, Senhor, com os primeiros frutos da terra que Tu me deste’. E você colocará os primeiros frutos diante do Senhor seu Deus e diante dele se prostrará. (Dt 26,4-10)
1ª Leitura
Mas, afinal, o que diz a Escritura? «A palavra está perto de você, em sua boca e em seu coração.» Isto é: a palavra da fé que nós pregamos. Pois se você confessa com a sua boca que Jesus é o Senhor, e acredita com seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo. É acreditando de coração que se obtém a justiça, e é confessando com a boca que se chega à salvação. De fato, a Escritura diz: «Todo aquele que acredita nele, não será confundido.» Não há distinção entre judeu e grego, pois Ele é o Senhor de todos, rico para com todos aqueles que O invocam. Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor, será salvo. (Rm 10,8-13)
Salmo ou Hino
Você que vive à sombra do Onipotente, diga ao Senhor: «Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em Ti!» Ele livrará você do laço do caçador. A desgraça jamais o atingirá, e praga nenhuma vai chegar à sua tenda, pois Ele ordenou aos seus anjos que guardem você. Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra. (Sl 91,1-2.10.15)
Evangelho do dia
Repleto do Espírito Santo, Jesus voltou do rio Jordão, e era conduzido pelo Espírito através do deserto. Aí Ele foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada nesses dias e, depois disso, sentiu fome. Então o diabo disse a Jesus: «Se Tu és Filho de Deus, manda que essa pedra se torne pão.» Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’.» O diabo levou Jesus para o alto. Mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo. E Lhe disse: «Eu Te darei todo o poder e riqueza desses reinos, porque tudo isso foi entregue a mim, e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se Te ajoelhares diante de mim, tudo isso será teu.» Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Você adorará o Senhor seu Deus, e somente a Ele servirá’.» Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-O na parte mais alta do Templo. E Lhe disse: «Se Tu és Filho de Deus, joga-Te daqui para baixo. Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que Te guardem com cuidado’. E mais ainda: ‘Eles Te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra’.» Mas Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Não tente o Senhor seu Deus’.» Tendo esgotado todas as formas de tentação, o diabo se afastou de Jesus, para voltar no tempo oportuno. (Lc 4,1-13)
Vivendo a Palavra
As tentações de Jesus são as nossas tentações de todos os dias: ter mais, poder mais e gozar mais a vida, subtraindo-nos ao sofrimento. O número bíblico ‘40’ simboliza ‘o tempo necessário para fazer aquilo que se deve fazer ou precisa ser feito’ e significa, para cada um de nós, os dias da nossa vida, o exato tempo da nossa existência, que nos é oferecido para seguir o Caminho, a Verdade e a Vida.
Oração Final
Pai Santo, nestes exercícios quaresmais e por toda a nossa vida, dá-nos a consciência de que o tempo que nos ofereces é dom precioso. Ensina-nos a viver os nossos dias cumprindo a tua Santa Vontade: lutando contra as sedutoras tentações do mundo e procurando seguir os passos de Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.