meu dia em oração
Pai, inspira-nos a anunciar ao mundo o Evangelho de Jesus Cristo
Um homem de Baal-Salisa levou a Eliseu pão da primeira colheita. Eliseu ordenou: «Distribua a essas pessoas para que comam, porque assim diz o Senhor: Elas comerão e ainda sobrará». Então o servo os distribuiu. Todos comeram e ainda sobrou. (2Rs 4,42-44)
1ª Leitura
Por isso, eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos. (Ef 4,1-6)
Salmo ou Hino
Que tuas obras todas Te agradeçam, Senhor, e teus fiéis Te bendigam. Em Ti esperam os olhos de todos, e no tempo certo Tu lhes dás o alimento. Abres a mão, e sacias à vontade todo ser vivo. O Senhor é Justo em seus caminhos e Fiel em suas obras. Ele está perto daqueles que O invocam, de todos os que O invocam sinceramente. (Sl 145,10-11.15-18)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus foi para a outra margem do mar da Galileia, também chamado Tiberíades. Uma grande multidão seguia Jesus porque as pessoas viram os sinais que Ele fazia, curando os doentes. Jesus subiu a montanha e sentou-Se aí com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, festa dos judeus. Jesus ergueu os olhos e viu uma grande multidão que vinha ao seu encontro.
Então Jesus disse a Filipe: «Onde vamos comprar pão para eles comerem?» Jesus falou assim para testar Filipe, pois sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: «Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço para cada um.» Um discípulo de Jesus, André, o irmão de Simão Pedro, disse: «Aqui há um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas, o que é isso para tanta gente?» Então Jesus disse: «Falem para o povo sentar.» Havia muita grama nesse lugar e todos sentaram. Estavam aí cinco mil pessoas, mais ou menos. Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus e distribuiu aos que estavam sentados. Fez a mesma coisa com os peixes. E todos comeram o quanto queriam. Quando ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: «Recolham os pedaços que sobraram, para não se desperdiçar nada.» Eles recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães que haviam comido. As pessoas viram o sinal que Jesus tinha realizado e disseram: «Este é mesmo o Profeta que devia vir ao mundo.» Mas Jesus percebeu que iam pegá-lo para fazê-lo Rei. Então Ele se retirou sozinho, de novo, para a montanha. (Jo 6,1-15)
Vivendo a Palavra
Jesus realiza um sinal de grande significação: Ele, que nutria o povo com o alimento de sua Palavra, agora distribui o alimento para o corpo. Fica para a Igreja o seu exemplo bonito: ela deve ser fonte da Boa Notícia do Reino de Deus já presente em nós, mas também deve estar atenta e cuidar da carência material da família de Deus.
Oração Final
Pai Santo, que nos criaste corpo e espírito, inspira-nos, como Igreja de teu Filho amado, para anunciarmos ao mundo o Evangelho do Reino; mas lembra-nos que o nosso anúncio é feito para seres humanos, com carências que devem ser cuidadosamente atendidas. Pelo Cristo Jesus, nosso Irmão Maior, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.