meu dia em oração
Sejamos confiantes na Providência de Deus e gratos por seu amor
Ester, uma judia casada com o rei persa, impediu que os judeus fossem exterminados. Ela se tornou símbolo da certeza de que Deus ajuda a pessoa e a capacita para ser bênção para seu povo. A oração de Ester pode ser repetida pelos que são perseguidos.
1ª Leitura
«Pecamos contra Ti, e nos entregaste aos nossos inimigos, porque adoramos os deuses deles. Tu és justo, Senhor! Juraram abrir os lábios dos pagãos para que louvem seus ídolos vazios e adorem eternamente um rei de carne. Senhor, não entregues teu cetro a deuses que não existem. Que não caçoem de nossa ruína. Volta seus planos contra eles próprios, e que sirva de exemplo o primeiro que nos atacou. Lembra-Te, Senhor, manifesta-Te a nós no dia da nossa tribulação. Quanto a mim, dá-me coragem, Rei dos deuses e Senhor dos poderosos. Coloca na minha boca palavras certas, quando eu estiver diante do leão. Volta o coração dele para odiar o nosso inimigo, para que este pereça junto com todos os seus cúmplices. Salva-nos com a tua mão e vem para me auxiliar, pois estou sozinha. E fora de Ti, Senhor, eu não tenho nada. Tu conheces todas as coisas, sabes que odeio a glória dos ímpios, e que o leito dos incircuncisos e de qualquer estrangeiro me causa horror. Tu conheces a minha angústia e sabes que eu detesto o sinal da minha grandeza, que me cinge a fronte quando apareço em público. Eu o detesto como trapo imundo, e não o uso fora das solenidades. Tua serva não comeu à mesa de Amã, nem apreciou o banquete do rei, nem bebeu o vinho das libações. Tua serva não se alegrou desde o dia em que mudou de condição até hoje, a não ser em Ti, Senhor, Deus de Abraão. Ó Deus, mais forte que todos os poderosos, ouve a voz dos desesperados, liberta-nos da mão dos malfeitores, e me livra do medo!» (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)
Salmo ou Hino
Eu Te agradeço, Senhor. Eu me prostro em direção ao Santuário e agradeço por teu Amor e fidelidade. Quando eu gritei, Tu me ouviste e aumentaste a força em minha alma. Quando eu caminho entre perigos, Tu me conservas a vida. Estendes o braço contra a ira do meu inimigo e me salvas. O teu Amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos! (Sl 138,1-3.7c-8)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus estava conversando com seus discípulos: «Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vocês dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que Lhe pedirem. Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.» (Mt 7,7-12)
Vivendo a Palavra
Ao mesmo tempo em que Jesus nos incentiva a fazer nossos pedidos a Deus, Ele nos lembra que o Pai sabe, melhor do que nós, o que nos convém. Assim sejamos sempre agradecidos, ainda que nossos pedidos não se realizem: é certo que a razão do Senhor é o Bem Maior que Ele quer para nós.
Oração Final
Pai Santo, duas coisas te pedimos: confiança na tua Providência e gratidão pelo teu Amor. Que saibamos compreender que os teus desígnios constituem o melhor caminho para nós, ainda que não sejam os que traçamos por nossa pobre vontade. Faze-nos discípulos alegres e solidários, nós Te pedimos por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.