Você está em:

Retornando da cidade de Aparecida, onde participou da 56ª Assembleia Geral dos Bispos, dom Walmor celebrou Missa, no dia 22, às 8h, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

No dia 23, segunda-feira, o Arcebispo reúne-se com a diretoria de instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Na terça e quarta-feira, dias 24 e 25, dom Walmor preside assembleias e reuniões com instituições da Arquidiocese. Ainda na quarta-feira, dom Walmor preside a reunião do Conselho Episcopal.

O Arcebispo reúne-se, na quinta-feira, dia 26, com os responsáveis pelos projetos de sustentabilidade das ações sociais da Arquidiocese.

Nos estúdios da Rede Catedral de Comunicação Católica, dom Walmor grava os programas de rádio e televisão Encontro com o Pastor e Mãe Maria. Os programas são transmitidos pelas emissoras da Arquidiocese de Belo Horizonte: TV Horizonte e Rádio América (AM 750), e por rádios e TVs católicas de todo o Brasil.

No sábado, dia 28, as comunidades da Paróquia Jesus Missionário recebem a visita pastoral de dom Walmor. O Arcebispo, com os fiéis das comunidades de fé da Paróquia, partilha momentos de oração e fraternidade.

De volta de Aparecida, onde participou da 56ª Assembleia Geral da CNBB, dom Mol dedica-se a atendimentos na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança.

O bispo auxiliar, ao longo da semana, participa de reuniões na reitoria da PUC Minas.

Na quarta-feira, dom Mol participa do Conselho Episcopal, no Palácio Cristo Rei.

Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o bispo crismou jovens que participavam do curso de preparação para o Sacramento da Confirmação.

No dia 23 de abril, às 19h, dom Edson preside Missa, na Festa de São Jorge, na paróquia dedicada ao santo, no bairro Jardim América.

Na manhã de terça-feira, dia 24 de abril, o Bispo participa do Encontro promovido pela Pastoral Presbiteral da RENSC, com os padres da maturidade em Sabará. À tarde, participa das Assembleias Institucionais.

Na quarta-feira, dia 25, pela manhã, dom Edson participa da Reunião do Conselho Episcopal na Cúria Metropolitana e, às 19h30, preside inauguração do Auditório da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, bairro São Luiz.

Na manhã de quinta-feira, dia 26, participa da reunião no Palácio Cristo Rei e à tarde dedica-se aos atendimentos na Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC).

Na tarde de sexta-feira, dia 27, dom Edson participa da reunião da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo, na Cúria Metropolitana.

Sábado, dia 28 de abril, pela manhã, o Bispo participa da Assembleia Regional de Liturgia, na PUC São Gabriel. Às 19h, preside Celebração do Crisma na Paróquia Sagrada Família de Nazaré, em Ribeirão das Neves.

Dom Edson preside Celebração do Crisma, na manhã de domingo, dia 29 de abril, 8h e 10h, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Céu Azul. Às 18h, preside Celebração do Crisma na Paróquia Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade Bom Jesus, em Santa Luzia.

No dia 24, dom Geovane grava o programa “Alegria do Evangelho” na Rádio América, emissora da Rede Catedral de Comunicação Católica. Às 18h15, preside Celebração Eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

O bispo participa de reunião com os bispos na Cúria Metropolitana, no dia 25, quarta-feira. À tarde, dedica-se a atendimentos na sede da Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade.

Na quinta-feira, dia 26, dom Geovane dedica-se a atendimentos na Cúria Metropolitana.

Sexta-feira, pela manhã, dom Geovane se reúne com os funcionários do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Sábado, dia 28, participa da Assembleia Regional de Liturgia da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição. Às 18h30, preside celebração eucarística na Paróquia Menino Jesus.

Dom Geovane, no dia 29, domingo, celebra Missa e novena na Paróquia São José Operário. Às 18h, preside celebração eucarística no Seminário São José em Mariana – MG.

Na manhã desta terça-feira, 24 de abril, dom Otacílio participa da reunião da Forania Cristo Luz dos Povos, no Colégio Salesiano, em Belo Horizonte.

Na quinta-feira, 26 de abril, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte estará presente à reunião da Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Paróquia Jesus Operário, em Contagem. À noite, acompanha o curso Igreja e Sociedade, na Forania São Paulo da Cruz, na região do Barreiro.

No domingo, 29 de abril, dom Otacílio preside Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Maria, Estrela da evangelização, às 9h30. À noite, celebra Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Santa Clara e São Francisco, em Belo Horizonte, às 19h30.

Dom Vicente Ferreira visita a Igreja Histórica Paróquia Nossa Senhora da Piedade nesta segunda-feira, onde também preside reunião sobre assuntos administrativos.

Na terça-feira, dia 24, a partir das 14h, o bispo dedica-se a atendimentos na Mitra Arquidiocesana. Às 20h celebra promessas definitivas das irmãs da Comunidade Shalom, na Igreja de Lourdes

Quarta-feira, dia 25, a partir das 9h, o Bispo se reúne com o Conselho Episcopal, no Palácio Cristo Rei.

Dia 26, quinta-feira, a partir das 9h, dom Vicente participa de reunião no Memorial Arquidiocesano.

Na sexta-feira, dia 27, dedica-se a atendimentos no Vicariato Especial para a Ação Missionária, no Vale Paraopeba.

Na Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, dom Vicente conduz reunião com a juventude, no sábado dia 28, às 9h. Às 17h, celebra com as famílias Sacerdotais dom José Maria Pires, na cidade de Sarzedo.

No domingo, dia 29 de abril, a partir das 8h30, dom Vicente ministra o Encontro dos Institutos Seculares do Regional Leste 2, Minas e Espírito Santo, com palestra e celebração na Sede do Instituto Secular Unitas-Brasil.

Às 17h, o bispo preside celebração na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, durante o Encontrão do Apostolado da Oração, no bairro São Conrado, em Brumadinho.

Você está em:

Dom Walmor ao Portal do Vaticano sobre viagem do Papa Francisco ao Iraque: “Permaneço em comunhão com Papa em minhas orações”

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, em mensagem sobre a iminente viagem do Papa ao Iraque, que começa nesta sexta-feira (5), louva a Deus pelo testemunho de fé do Pontífice que inspira pessoas e transforma culturas, pela coragem, coração aberto e exemplaridade fraterna, que “é o que o mundo mais precisa”.

“A missão do Papa Francisco no Iraque é rica de lições para o mundo, especialmente no que se refere ao diálogo inter-religioso e ao compromisso cristão de se promover a paz”, afirma dom Walmor.

A viagem do Papa Francisco ao Iraque nesta sexta-feira (05/03) está sendo considerada a mais difícil e importante do pontificado de Francisco ao decidir encontrar os cristãos do país e estender a mão aos muçulmanos, também em sinal de apoio à reconstrução de um Iraque devastado pelas guerras e pelo terrorismo:

“O Papa Francisco visita um país que sofre com a guerra, em que a população está em permanente estado de medo, uma nação de maioria muçulmana. De coração aberto, o Papa Francisco, com a sua simplicidade, com seu ardor missionário, vai testemunhar o que está na sua Carta Encíclica ‘Fratelli tutti’, ensinando que as diferenças não são barreiras para se construir a amizade social. Quando as diferenças são trabalhadas e administradas no amor e no compromisso fraterno do diálogo, elas se tornam riquezas.”

Inspiração e exemplo para os cristãos no mundo

O Arcebispo de Belo Horizonte/MG também acredita que a viagem do Papa ao Iraque, mesmo para quem vive num contexto longínquo, como aquele do cristão brasileiro, possa servir de inspiração para testemunhar o Evangelho no dia a dia. O exemplo do Papa Francisco, com essa peregrinação de 3 dias junto ao povo do Iraque, é mais um grande passo em direção à fraternidade e à amizade social:

“Cada cristão possa inspirar-se no exemplo do Papa Francisco, testemunhando a fé não apenas com palavras, mas com a disponibilidade para dialogar, para ouvir, cultivando proximidade. Essa presença afetuosa, sincera, é forte testemunho do Evangelho, inspira pessoas, transforma culturas. Permaneço em comunhão com Papa Francisco em minhas orações, suplico a Deus que o ilumine de modo ainda mais especial nessa sua importante missão no Iraque. Deus seja louvado por sua coragem, por seu coração aberto, por sua exemplaridade fraterna, é o que o mundo mais precisa.”