Você está em:

29 de abril a 5 de maio

Dom Walmor presidiu Missa e  ordenação diaconal dos seminaristas Fernando Lima, Lucas Moreira, Ricardo e Emanuel Costa, na Tenda das Artes, no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, sábado, dia 27 de abril.

O Arcebispo também celebrou o Domingo da Misericórdia, dia 28 de abril, no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei. A Missa, concelebrada por dom Edson Oriolo, reuniu muitos peregrinos. A programação preparada especialmente para acolher os fiéis contemplou celebrações de Missa, vigília, momentos de oração e partilha.

Ainda no domingo, o Arcebispo celebrou a Eucaristia com o padre John Kennedy, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro das Indústrias, em Belo Horizonte.

Do dia 1º ao dia 10 de maio, dom Walmor integra a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada  no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Dom Joaquim Mol dedica-se a reuniões e atividades na reitoria da PUC Minas e na Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense).

O Bispo participa da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada do dia 1º ao dia 10 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

 

Dom Edson  dedica-se a encaminhamentos internos e a reuniões, na Cúria Metropolitana e na  Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc).

O Bispo participa da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada do dia 1º ao dia 10 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

 

Dom Geovane participa da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada do dia 1º ao dia 10 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Dom Otacilio de Lacerda  celebra a 43ª Missa do Trabalhador, no dia 1º de maio, quarta-feira,às 9h, na Praça da Cemig, em Contagem.

À tarde, o Bispo preside Ordenação Diaconal do frei Gilberto Feitosa, OSA – 15h, na Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte.

A partir do dia 2 de maio, dom Otacilio participa da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se estende até o dia 10 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Dom Vicente Ferreira viaja para São Paulo, a caminho da 57ª Assembleia dos Bispos, que será realizada do dia 1º ao dia 10 de Maio, no Santuário Nacional de Aparecida.

Na terça-feira, dia 30 de abril,  o Bispo conduz reunião destinada à reflexão de temas relacionados à mineração e ao meio ambiente,  em Aparecida (SP).

Do 1º ao dia 10 de maio,  dom Vicente Ferreira integra a 57ª Assembleia Geral da CNBB , no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).
.

Você está em:

Dom Mol conduz live da CNBB sobre “O novo humanismo a partir do Papa Francisco”

A live da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) –Igreja no Brasil Painel desta quinta-feira, dia 26, às 17h, vai refletir sobre o tema “O novo humanismo a partir do Papa Francisco”. A reflexão será feita tendo como base o livro “O Novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco”. Conduzida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol,  a live pode ser acompanhada, ao vivo, no canal da CNBB no Youtube.

Como debatedores convidados estão confirmados o filósofo, escritor e professor emérito da Universidade Federal do Ceará, padre Manfredo Araújo, o filósofo e doutor em Educação e professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo,  Maurício Abdalla, e o jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e professor da PUC Minas, Moisés Sbardelotto.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. A reflexão pretende ainda conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

“O Novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco”

Organizado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, o livro “O Novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco”, é um lançamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp). Participaram também da organização do livro os professores Robson Sávio Reis Souza, Claudemir Francisco Alves e Adriana Maria Brandão Penzim, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp/PUC Minas).

Reunindo 25 autores, a obra apresenta as ideias e as ações do Papa Francisco que apontam para a aurora de um novo humanismo.

A apresentação do livro destaca que, ao inaugurar-se o terceiro milênio, um incômodo mal-estar, generalizado e insistente, se alastra pelas relações econômicas que privilegiam um seleto grupo de bilionários e condena milhões à pobreza e à miséria. “O sistema político de participação democrática está ameaçado por toda sorte de movimentos reacionários que prezam a morte e o incremento da violência como regimes legítimos. As novas tecnologias têm se mostrado ambíguas: ao mesmo tempo em que ampliam possibilidades, também dão espaço a formas de sociabilidade calcadas em toda sorte de violência. A destruição ambiental chegou ao ponto em que a própria vida no planeta começa a ficar ameaçada.”

Contudo, diz o texto, discursos e atitudes do Papa Francisco contrastam intensamente com o cenário atual e sugerem a possibilidade de uma nova forma de vida. “Um mundo em que a morte não tenha a última palavra. Em lugar da exclusão e da miséria, o Papa propõe um novo humanismo. Em lugar da destruição do planeta, Papa Francisco propõe o cuidado com a ‘Casa Comum’. O novo humanismo põe no centro a vida. Todas as formas de vida. Tudo está interligado.”

Serviço:

Live da CNBB – Igreja no Brasil Painel 

Data: 26/05 – quinta-feira,

Horário: 17h,

Tema: “O novo humanismo a partir do Papa Francisco”.

Canal da CNBB no Youtube.