Você está em:

Dom Walmor participa  da Assembleia do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, realizado em Roma, do dia 6 ao dia 27 de outubro. O Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) integra a relação dos bispos convocados pelo Papa Francisco para os mais diversos serviços. A tarefa dos bispos que participam dos sínodos é ajudar o Papa no governo da Igreja, dando seu conselho ao pontífice.

Dom Joaquim Mol se dedica a atendimentos e encaminhamentos na PUC Minas, na manhã de terça-feira, 22 de outubro.

Na parte da tarde, o Bispo realiza atendimentos na Cúria Regional da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense).

Dom Mol se dedica a atendimentos e encaminhamentos na PUC Minas, na quarta-feira pela manhã, 23 de outubro.

O Bispo se reúne com o Conselho de Gestão da Presidência, na manhã de quinta-feira, 24 de outubro, na Cúria Metropolitana.

No mesmo dia, à tarde, dom Mol se dedica a encaminhamentos na Reitoria da PUC Minas.

O Bispo preside Missa no encontro do Dia Nacional da Juventude – DNJ da Rense, na manhã do dia 27 de outubro, no Colégio Santa Maria, no bairro Nova Suíça.

Dom Edson preside Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, na noite de quarta-feira, 23 de outubro, em Ação de Graças pelo aniversário de 18 anos da fundação da Comunidade Fraternidade é o Caminho.

Na manhã de quinta-feira, 24 de outubro, o Bispo dedica-se a trabalhos na Cúria Metropolitana.

No mesmo dia, a partir das 14h30, dom Edson dedica-se a atendimentos na sede da Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc).

O Bispo se reúne com os jovens da Rensc, na tarde de sábado, 26 de outubro,  para celebrar o Dia Nacional da Juventude, na Arena Mundo Novo, em Venda Nova

Dom Edson celebra Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia São Lucas, no bairro Palmares, domingo, dia 27 de outubro.

Às 17h, o Bispo preside Celebração Eucarística e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Morro Alto.

Dom Geovane Luís se dedica  a  atendimentos na Sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp)na quarta-feira à tarde, dia 23 de outubro.

Ainda na quarta-feira, às 19h, o Bispo preside a Celebração Eucarística e Novena do Padroeiro no Santuário São Judas Tadeu, no bairro Graça.

No dia 24, às 18h, dom Geovane celebra a Eucaristia durante a Festa de Santo Antônio Maria Claret, na Paróquia Basílica Nossa Senhora de Lourdes, bairro Lourdes.

No sábado, às 8h30,  o Bispo conduz a Assembleia da Rensp – VI APD, no Salão Santa Bernadete da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua da Bahia, nº 1596, Lourdes).

No mesmo dia, às 19h, dom Geovane Luís preside Missa e confere o sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa, bairro Concórdia.

O Bispo celebra a Eucaristia e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Santo Inácio de Loyola, no domingo, dia 27, às 10h.

Ainda no domingo, às 19h, dom Geovane Luís celebra Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Santo Agostinho.

Dom Vicente Ferreira grava o Programa Versos & Preces, na segunda-feira, às 16h30, na TV Horizonte, emissora que integra a Rede Catedral de Comunicação Católica.

Na terça-feira, dia 22 de outubro, o Bispo  se dedica a atendimentos e encaminhamentos, às 14h, na sede da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).

Ainda na terça-feira, às 19h30, o Bispo celebra a Eucaristia no início do ministério pastoral do padre Celso Antônio, na Paróquia São Cristóvão, em Belo Horizonte.

Na quarta-feira, às 19h30, dom Vicente preside Missa e Novena durante a festa do padroeiro, na Paróquia São Judas Tadeu, situada no Parque São José, bairro Palmeiras.

No dia 24, quinta-feira, às 9h, o Bispo participa de reunião na Cúria Metropolitana.

Ainda na quinta-feira, às 17h30, dom Vicente Ferreira conduz reunião do Conselho Arquidiocesano do Diaconato Permanente ( Cadipe), no Convivium Emaús.

Às 19h30, o Bispo preside Missa no início do ministério pastoral do padre Daniel Custódio, na Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Betim.

Dom Vicente conduz reflexões sobre a VI Assembleia do Povo de Deus (APD) com os vigários da Região Episcopal para a Ação Missionária, na sexta-feira.

No mesmo dia, às 19h30, o Bispo celebra a Eucaristia no Santuário Nossa Senhora do Rosário. A Missa marcará os nove meses do rompimento da barragem de rejeitos de minério, em Brumadinho.

No Sábado, dia 26 de outubro,  às 19h, dom Vicente Ferreira preside Celebração Eucarística e Ordenação do seminarista Rodrigo Costa Silva, CSSR, em Timóteo (MG).

O Bispo celebra a Eucaristia e confere o Sacramento da Crisma, para adultos, na Paróquia São Pio de Pietrelcina, no domingo, às 10h.

Nesse mesmo dia, às 17h, dom Vicente Ferreira preside Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ibirité (MG).

 

Você está em:

Lógicas de Francisco

Jovens, empreendedores e estudiosos das áreas de gestão estão sendo interpelados pelo Papa Francisco para se colocar em pauta, na agenda global, a “Economia de Francisco”. A referência é a Francisco e Clara de Assis, Santos da Igreja que oferecem lições adequadas ao mundo contemporâneo. São exemplos no cuidado com os mais frágeis e na adoção de práticas adequadas aos valores de uma ecologia integral.  A partir dessas referências, a humanidade pode alcançar modelos econômicos livres de hegemonias excludentes. Incontestavelmente, a atual configuração econômica do mundo, eivada de indiferenças, é perversa, mata e exclui. A humanidade está desafiada a mudar, pois progressos já alcançados em vários campos têm potencial para levar bem-estar a todos. Envergonha e preocupa saber que, diante de tantos avanços, a maioria dos que habitam o planeta está submetida a cenários de exclusão e misérias.

Ecoa nos horizontes da sociedade mundial o clamor surdo, mas inquietante, dos que são vítimas da desigualdade social – uma falta de respeito à dignidade humana. Essa desigualdade é chaga que, para ser curada, exige a adoção de um novo estilo de vida, sustentado na convicção de que tudo está interligado. Desconsiderar a interdependência que une tudo o que existe no planeta gera prejuízos para todos, com peso maior na vida dos mais pobres. A saída para essa realidade complexa pode ser enxergada a partir da luz própria e incomparável irradiada pelo Evangelho, ensina o Papa Francisco. Apontam para essa saída as lógicas adotadas por São Francisco e Santa Clara de Assis.

É urgente pautar dinâmicas capazes de superar o atual modelo econômico, que mata, conforme bem diz o Papa. Hoje tudo entra no jogo da competitividade, fermentada por subjetivismos que impulsionam na direção do egoísmo: cada indivíduo considera somente o próprio interesse, sem se importar com as necessidades de seu semelhante. As consequências são desastrosas, com um grande número de pessoas marginalizadas, excluídas do direito ao trabalho, sem perspectivas. O ser humano é tratado como um bem de consumo, substituível, consolidando uma desastrosa cultura do descarte. Essa economia desalmada, perversa, precisa ser vencida e substituída para que se faça frente à idolatria do dinheiro, força diabólica que domina pessoas e sociedades. O dinheiro é um ídolo terrível e sedutor. Ao envolver mentes e corações faz com que seja desconsiderada a primazia do ser humano.

A economia mundial é contaminada por seus desequilíbrios e graves lacunas, fazendo valer mais o consumo e a mesquinhez, as atitudes individualistas. Por isso, poucos que acumulam grande fortuna não se incomodam com a triste realidade da grande massa de pobres, e os que se enriquecem permanecem indiferentes à dor das vítimas de empobrecimentos. O dinheiro, ao invés de servir o ser humano, o governa e determina seus rumos, configurando cenários tenebrosos. Precisa-se de vigorosa mudança: profundas reformas presididas por lógicas novas, inspiradas nas lições de São Francisco e Santa Clara de Assis. Essa meta precisa ser cada vez mais compartilhada, com crescente adesão de cada pessoa, para se alcançar dinâmicas capazes de priorizar o que é sustentável, saudável e solidário. O desafio é encontrar caminhos e práticas que possam debelar, com urgência e maior velocidade, a desigualdade social geradora de violências e desumanizações.

A pauta é atual e urgente, nos parâmetros da convocação do Papa Francisco, para que se configure nova economia. Todos possam se inteirar, conhecer e participar do pacto que busca reconfigurar o modelo econômico, dando-lhe nova alma.  Muitos perguntarão se isso é possível. Trata-se de desafio que exige o aprendizado de uma nova gramática capaz de fomentar modelos inovadores nas práticas da economia. Assim, deve-se priorizar a sustentabilidade, superando modelos de crescimento incapazes de garantir o respeito pelo meio ambiente e a busca por equidade social. O ponto de partida é a sensibilização e o consenso a respeito da gravidade dos problemas que a humanidade enfrenta para intuir respostas a partir de uma cultura da comunhão. Esse pacto a ser consolidado exige compromisso de se cultivar novo humanismo que corresponda, conforme explica o Papa Francisco, às expectativas de humanização e aos desígnios de Deus.

É necessário viver de modo diferente, reconfigurar hábitos de consumo, por uma espiritualidade encarnada e integradora, por um cuidado com a saúde. A solidariedade tem gramática própria como estampa o despojamento de Francisco de Assis, distanciando-se da mundanidade para escolher Deus como estrela polar de sua vida, “fazendo-se pobre com os pobres, irmão universal”, sublinha o Papa Francisco. É hora de investir na sustentabilidade, saúde e na solidariedade. Importante: a solidariedade demanda cooperação com o outro, respeito mútuo e a consciência de que tudo está interligado. Gestos inspirados no exemplo de Francisco e Clara de Assis conduzem à novidade almejada. Configuram nova profecia e revestem de autoridade transformadora quem procura construir o horizonte da humanidade a partir das lógicas de Francisco.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Dom Walmor participa  da Assembleia do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, realizado em Roma, do dia 6 ao dia 27 de outubro. O Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) integra a relação dos bispos convocados pelo Papa Francisco para os mais diversos serviços. A tarefa dos bispos que participam dos sínodos é ajudar o Papa no governo da Igreja, dando seu conselho ao pontífice.

Dom Joaquim Mol se dedica a atendimentos e encaminhamentos na PUC Minas, na manhã de terça-feira, 22 de outubro.

Na parte da tarde, o Bispo realiza atendimentos na Cúria Regional da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense).

Dom Mol se dedica a atendimentos e encaminhamentos na PUC Minas, na quarta-feira pela manhã, 23 de outubro.

O Bispo se reúne com o Conselho de Gestão da Presidência, na manhã de quinta-feira, 24 de outubro, na Cúria Metropolitana.

No mesmo dia, à tarde, dom Mol se dedica a encaminhamentos na Reitoria da PUC Minas.

O Bispo preside Missa no encontro do Dia Nacional da Juventude – DNJ da Rense, na manhã do dia 27 de outubro, no Colégio Santa Maria, no bairro Nova Suíça.

Dom Edson preside Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, na noite de quarta-feira, 23 de outubro, em Ação de Graças pelo aniversário de 18 anos da fundação da Comunidade Fraternidade é o Caminho.

Na manhã de quinta-feira, 24 de outubro, o Bispo dedica-se a trabalhos na Cúria Metropolitana.

No mesmo dia, a partir das 14h30, dom Edson dedica-se a atendimentos na sede da Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc).

O Bispo se reúne com os jovens da Rensc, na tarde de sábado, 26 de outubro,  para celebrar o Dia Nacional da Juventude, na Arena Mundo Novo, em Venda Nova

Dom Edson celebra Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia São Lucas, no bairro Palmares, domingo, dia 27 de outubro.

Às 17h, o Bispo preside Celebração Eucarística e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Morro Alto.

Dom Geovane Luís se dedica  a  atendimentos na Sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp)na quarta-feira à tarde, dia 23 de outubro.

Ainda na quarta-feira, às 19h, o Bispo preside a Celebração Eucarística e Novena do Padroeiro no Santuário São Judas Tadeu, no bairro Graça.

No dia 24, às 18h, dom Geovane celebra a Eucaristia durante a Festa de Santo Antônio Maria Claret, na Paróquia Basílica Nossa Senhora de Lourdes, bairro Lourdes.

No sábado, às 8h30,  o Bispo conduz a Assembleia da Rensp – VI APD, no Salão Santa Bernadete da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua da Bahia, nº 1596, Lourdes).

No mesmo dia, às 19h, dom Geovane Luís preside Missa e confere o sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa, bairro Concórdia.

O Bispo celebra a Eucaristia e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Santo Inácio de Loyola, no domingo, dia 27, às 10h.

Ainda no domingo, às 19h, dom Geovane Luís celebra Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Santo Agostinho.

Dom Vicente Ferreira grava o Programa Versos & Preces, na segunda-feira, às 16h30, na TV Horizonte, emissora que integra a Rede Catedral de Comunicação Católica.

Na terça-feira, dia 22 de outubro, o Bispo  se dedica a atendimentos e encaminhamentos, às 14h, na sede da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).

Ainda na terça-feira, às 19h30, o Bispo celebra a Eucaristia no início do ministério pastoral do padre Celso Antônio, na Paróquia São Cristóvão, em Belo Horizonte.

Na quarta-feira, às 19h30, dom Vicente preside Missa e Novena durante a festa do padroeiro, na Paróquia São Judas Tadeu, situada no Parque São José, bairro Palmeiras.

No dia 24, quinta-feira, às 9h, o Bispo participa de reunião na Cúria Metropolitana.

Ainda na quinta-feira, às 17h30, dom Vicente Ferreira conduz reunião do Conselho Arquidiocesano do Diaconato Permanente ( Cadipe), no Convivium Emaús.

Às 19h30, o Bispo preside Missa no início do ministério pastoral do padre Daniel Custódio, na Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Betim.

Dom Vicente conduz reflexões sobre a VI Assembleia do Povo de Deus (APD) com os vigários da Região Episcopal para a Ação Missionária, na sexta-feira.

No mesmo dia, às 19h30, o Bispo celebra a Eucaristia no Santuário Nossa Senhora do Rosário. A Missa marcará os nove meses do rompimento da barragem de rejeitos de minério, em Brumadinho.

No Sábado, dia 26 de outubro,  às 19h, dom Vicente Ferreira preside Celebração Eucarística e Ordenação do seminarista Rodrigo Costa Silva, CSSR, em Timóteo (MG).

O Bispo celebra a Eucaristia e confere o Sacramento da Crisma, para adultos, na Paróquia São Pio de Pietrelcina, no domingo, às 10h.

Nesse mesmo dia, às 17h, dom Vicente Ferreira preside Missa e confere o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ibirité (MG).