No domingo, dia 9 de janeiro, o Arcebispo se reuniu com padres e visitou comunidades de fé, em Nova Lima, quando também esteve com evangelizadores mobilizados para ajudar as vítimas das enchentes.

Dom Walmor celebrou a Eucaristia com os evangelizadores, agradecendo-os pelos gestos de solidariedade. O Arcebispo também esteve com os voluntários que se dedicam ao preparo dos alimentos para as pessoas que tiveram que deixar as suas casas.

Na segunda-feira, dia 10, às 16h, dom Walmor conduz reunião para orientar sobre as providências relativas às ações emergenciais da Arquidiocese de BH  votadas ao amparo das vítimas das chuvas.

Na quarta-feira, dia 12, dom Walmor se une às vítimas das enchentes em Santa Luzia. O Arcebispo visita pessoas que vivem na comunidade da Vila Parental e religiosas do Mosteiro de Macaúbas.

À tarde, o Arcebispo concede entrevista para a TV Aparecida.

Na quinta-feira, 13, o Arcebispo se reúne, de modo telepresencial, com o governador de Minas, Romeu Zema, para tratar dos desastres ambientais no Estado e o amparo às vítimas.

Dom Walmor visita famílias atingidas pelas enchentes em Raposos na sexta-feira, dia 14.

Dom Walmor se dedica a encaminhamentos internos e orientações aos gestores das instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Arcebispo grava edições do programa Mãe Maria, na Rede Catedral de Comunicação Católica. O programa Mãe Maria é retransmitido por outras TVs e sites de inspiração católica de todo o Brasil.

Grava também, todos os dias da semana, o programa de rádio ‘Encontro com o Pastor’, veiculado na Rádio América e retransmitido por emissoras de rádio de Minas Gerais.

Dom Walmor se dedica a compromissos da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

O Bispo se dedica a encaminhamentos internos e orientações na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense).

Dom Vicente Ferreira se dedica a atender emergências da cidade de Brumadinho, ajudando as pessoas vítimas das chuvas.

Dom Nivaldo Ferreira se dedica a retiro espiritual.

Dom Júlio César se dedica a retiro espiritual.

O Bispo se dedica a encaminhamentos internos e orientações no Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral (VEAP).