Você está em:

29 de setembro, Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

Baixar áudio
- Hoje é dia 29 de setembro, Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

- Vivemos a graça do tempo presente na companhia do Senhor que não nos abandona. Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael nos recordam do cuidado amoroso de Deus que sempre nos protege e nos guarda. Peça ao Senhor a graça de reconhecer o seu cuidado e seu zelo por todos nós, seres humanos, criados à sua imagem e semelhança.

-Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 1, versículos 47 a 51:

Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás?” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

-A Palavra de Deus revela a intenção do nosso coração. Quem lhe é fiel, caminha na justiça, sem falsidade e se coloca à disposição para servir os irmãos e irmãs. Converse com Deus sobre tua intimidade com a Palavra para que cresça sempre mais o desejo de fazer a vontade do Pai em todas as coisas e servi-lo em todas as pessoas.

-Como acolhes a Palavra de Deus? A verdade do teu coração é capaz de atrair a atenção de Jesus? Te deixas conhecer pelo Senhor? Estás pronto para ver coisas maiores que Deus preparou para ti?

-“Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi.” Figueira: árvore bonita que simboliza a Lei de Deus. Somos chamados a nos encontrarmos debaixo da Palavra que nos conduz a Jesus, o verbo que se fez carne. Relação de intimidade que nos faz caminhar na verdade e na justiça. Ouça um Hino da Liturgia das Horas reconhecendo a grandeza de Miguel, que significa “Quem como Deus?”; Gabriel, “Força de Deus; e Rafael, “Deus cura”:

Arcanjos, para vós/ um canto de vitória,/ porque no céu reinais,/ imensa é a vossa glória./
Miguel, invicto príncipe/ da corte celestial,/ firmai-nos, com mão fúlgida,/ na graça divinal./
Do máximo mistério/ arauto, ó Gabriel,/ guiai-nos nos caminhos/ da luz que vem do céu./
Conosco, ó Rafael,/ à pátria caminhai./ Aos corpos dai saúde,/ as mentes libertai./
Vós, anjos, ajudai-nos/ nas sendas que trilhamos./ De vosso eterno gozo/ consortes nós sejamos./
Ao Pai Supremo, ao Filho,/ e ao Consolador/ a honra eternamente/ num hino de louvor./

- Investigue o teu coração. Nele habita a verdade que revelas a Deus. O senhor te busca e deseja encontrar-te debaixo da Sua Palavra. Que ela te conduza ao encontro com a vida que é nosso Senhor. Termina tua oração com o desejo de também seres tu um mensageiro da bondade e do cuidado de Deus.

- Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege,
me guarde, me governe e me ilumine. Amém!