Você está em:

28 de abril, 5ª feira da 2ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é dia 28 de abril de 2022, quinta-feira da 2ª Semana da Páscoa.

-“Quem crê no Filho tem a vida eterna”, disse Jesus. Vida eterna no Evangelho de João não significa vida depois da morte, mas vida em plenitude. A palavra eterna não tem sentido cronológico, mas sentido de intensidade e de profundidade. Peça ao Senhor que te ajude a viver em profundidade e intensidade.

-Ouçamos com atenção esse relato, tirado do Evangelho de João, capítulo 3, versículos 31 a 36.

'Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra,
pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos.
Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho.
Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro.
De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão.
Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna.
Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida,
pois a ira de Deus permanece sobre ele'.

-A fé cristã nos coloca na dinâmica da vida, arrancando-nos da morte do egoísmo. Com esse texto do seu Evangelho, João nos ensina que não é possível optar pelos caminhos de Deus e escolher a morte. Ter fé em Jesus é lutar contra toda espécie de morte. É comprometer nossas energias na construção de uma sociedade que preserva e cuida da vida. É eliminar os sinais de morte; é lutar contra a destruição da natureza, contra os privilégios de uns poucos sobre a miséria de uma imensidão de empobrecidos. É lutar com amor e não com armas; é difundir a verdade e não fake news. É abrir-se para a vida eterna que começa no aqui e no agora, pois Deus nos dá o seu espírito de amor em abundância. Peça ao Senhor que dê coragem para escolher sempre o caminho do amor.

- Como experimentar essa vida eterna que Deus nos oferece em seu Filho? Como ser sinal dessa vida eterna para nossos irmãos e irmãs que a sociedade têm empurrado para a morte? Como a fé pode nos ajudar a oferecer vida eterna ou vida plena a todos? Vamos refletir um pouco e buscar forças para superar tudo que impede a vida que Jesus nos oferece.

- “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna.”, diz o evangelho de hoje. Abra-se à força do Espírito que o Filho de Jesus oferece sem medidas e ouça o que diz o poema/oração de Solange do Carmo:

Dá-nos, Deus de amor, a força do teu Espírito.
Dá-nos esse Espírito sem medidas,
Pois desmedido é teu amor,
Desmedida é tua graça,
Desmedida é tua misericórdia.
Que sem medida seja também nossa abertura para ti,
Desmedidos sejam nossos esforços para amar,
Desmedido seja nosso compromisso com a vida,
Para que todos experimentem a vida eterna
Que somente tu podes nos oferecer.
Amém.

-Termine sua oração silenciando seu coração e peça novamente ao Senhor que te ajude a discernir no cotidiano o caminho do amor, mesmo que teu dia tenha tempestades e ventos fortes.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém