Você está em:

25 de março, 6ª feira, Solenidade da Anunciação do Senhor.

Baixar áudio
- Hoje é dia 25 de março, 6ª feira, Solenidade da Anunciação do Senhor.

-A ação de Deus na história é sempre em parceria com a humanidade. Ele sempre conta conosco no seu projeto de vida e libertação. Foi assim na escolha de Abraão, de Moisés, de Davi, dos Profetas, de Maria e de tantos outros. Ao escolher Maria, uma jovem simples e pobre, Deus manifesta que seu Filho vem ao mundo revelar seu amor a todos, mas a começar dos pobres, dos pequenos, dos humildes e sofredores. Somente a partir dos últimos é que se pode atingir a todos. Deus se faz solidário a seu povo e entra, definitivamente na nossa história, nos quer parceiros de seu projeto de vida para todos. Recolha-se por um instante no silêncio e contemple a grandiosidade do mistério da Anunciação do Anjo a Maria.

- Abra os ouvidos e o coração para acolher o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 1º, versículos 26 a38.
“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça!- O Senhor está contigo”. [...] “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.” [...] “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.”

- Deus escolhe Maria para ser a mãe do Salvador. No anúncio por meio do anjo, Deus estabelece um diálogo com Maria, Ele responde às suas inquietações e espera dela um sim. Deus faz uma proposta de amor e espera a resposta com liberdade. Assim como anunciou a Maria, Deus continua anunciando seu plano de amor à humanidade. Como chamou Maria, continua chamando a nós, seus filhos e filhas. De forma semelhante, Deus espera a nossa resposta livre e decidida ao seu plano de amor e justiça. Quando dizemos sim a Deus, o Espírito age em nós, o amor se irradia, a vida nova brota em nós e se estende para o mundo.

- Maria teme e interroga o anjo mas no final confia. É assim que você leva a sua vida?
Maria coloca-se ao serviço do Senhor. É esse o seu caminho de felicidade. Você já descobriu o seu?

- Disse o anjo: “Não tenhas medo! Encontraste graça junto a Deus!”. Para ajudar a refletir, faça seu o canto de Maria no evangelho de Lucas, grato pela ação de Deus em sua vida:

“A minha alma engrandece o Senhor,
e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque ele olhou para a humildade de sua serva.
Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz,
porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas.
O seu nome é santo,
e sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que o temem.
Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os que tem planos orgulhosos no coração.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias..”

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pelas descobertas neste encontro com Sua Palavra. Peça a graça de sempre ouvir e acolher seu chamado.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.