Você está em:

1º de fevereiro, 3ª feira da 4ª semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 1º de fevereiro, terça-feira da 4ª semana do Tempo Comum

- “Não tenhas medo. Basta ter fé!” Vivemos o Tempo Comum como uma grande graça de caminharmos com Jesus. Fazer sua estrada, percorrendo povoados e cidades. Nos identificando com tantos que na multidão procuram segui-lo. Sem medo. Com fé. Peça ao Senhor a graça de fazer um caminho corajoso, com fidelidade e perseverança n’Ele.

-Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 5, versículos 21 a 24 e de 35 a 42:

Naquele tempo, Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” Jesus então o acompanhou... Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre? Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados.

- Jesus tem poder sobre o mal. O maior deles, a morte. Sua Palavra faz reerguer e levantar aquele que está adormecido nas trevas e na escuridão. Reconforta, ampara e acalma os corações aflitos. Converse com Deus sobre tuas perturbações interiores, tuas incompreensões e lamentos e procura experimentar a presença d’Ele contigo.

- O que a realidade da morte provoca em ti? Consegues caminhar sem medo e com fé? Como andas tua confiança no poder de Deus? Ainda tens esperança na Palavra do Senhor? Ou te entregas à confusão deste mundo e ao choro de lamento pelas coisas que não consegues mudar?

- “Menina, levanta-te!”. Abra-te à graça de Deus. Deixa-te ser acompanhado por Jesus no caminho da tua vida. Escuta mais uma vez ele dizendo: “Levanta-te!” Saia do sono profundo que te impede de se admirar com as coisas belas de Deus. É a vida que ele deseja para ti. Ouça o que nos diz Cecília Meireles em seu Cântico VI – Tu tens medo:

Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.

- Termina a tua oração agradecendo a graça do caminho feito na companhia de Jesus no cotidiano da vida. A coragem dos passos firmes pela fé te leva a alcançar horizontes de imensas possibilidades. Põe-te de pé e segue em frente. O Senhor é contigo! Confia somente!

- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre, Amém!