Você está em:

17 de setembro de 2021, 6ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 17 de setembro, sexta-feira da 24ª semana do Tempo Comum.

– No evangelho de hoje Jesus continua seu caminho, anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Entre seus seguidores algumas mulheres. Elas já haviam sido curadas de suas necessidades, mas percebem que é preciso continuar o caminho com Jesus, alimentando-se de sua pregação. E nesse caminhar também colaboram com o Mestre e com os Doze. O Deus que vem ao nosso encontro também precisa de nossa colaboração em sua obra.
Faça memória do seu primeiro encontro com Jesus, que te deu um novo horizonte para trilhar na vida.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 8, versículos de 1 a 13:

Naquele tempo: “Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam”.

- As mulheres neste evangelho têm um ponto em comum: não a doença ou a possessão, mas o encontro com o Cristo. A partir de então, o que as impedia de se relacionar com os outros desaparece. Não precisam mais ficar fora das cidades ou em ambientes fechados, longe do alcance externo. Tal gesto desperta nelas o desejo de seguir o Mestre, pois não basta só um encontro com ele, pois suas palavras continuam a transmitir vida. E, em resposta, elas também se percebem como elementos ativos em suas histórias, ajudando como podiam com o Mestre e os doze. Só o amor nos põe atentos a como responder às necessidades do outro no momento. Fale com o Senhor sobre seu desejo de permanecer com Ele.

- Tome consciência de como está tua resposta a esse dom contínuo de poder se alimentar de sua Palavra. Esta Palavra continua a abrir em mim novos horizontes? No teu dia-a-dia, como tem ajudado as pessoas a se encontrarem com Ele?

- O Evangelho de hoje nos diz: “várias outras mulheres ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam”. O amor é o bem mais precioso que possuímos, e ele nos ajuda a encontrar formas concretas de manifestá-lo. Escutemos como ele trabalha em nós por meio do poema “O Amor, de Kalil Gibran”:

Quando o amor vos chamar, segui-o,
Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados;
[...]
Ele vos amassa até que vos torneis maleáveis.
Então, ele vos leva ao fogo sagrado e vos transforma
No pão místico do banquete divino.
Todas essas coisas, o amor operará em vós
Para que conheçais os segredos de vossos corações
E, com esse conhecimento,
Vos convertais no pão místico do banquete divino.
[...]

- Agradeça ao Senhor por vir ao teu encontro a cada dia. Sinta o Seu olhar de amor, capaz de te devolver a ti mesmo. Renove com Ele o seu desejo de testemunhar o Seu amor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!