Você está em:

15 de agosto, 2ª feira, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Baixar áudio
– Hoje é 15 de agosto, segunda-feira, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

– Hoje somos convidados a anunciar ao mundo e a todas as pessoas a boa nova de Jesus, seu convite ao desprendimento material e o compromisso com os empobrecidos. Embora em muitos lugares pelo mundo se celebre a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus, no Brasil esta solenidade será celebrada no Domingo próximo, por seu caráter solene. Suplique ao Senhor a capacidade de ouvir atentamente sua palavra e colocá-la em prática, como Maria fez.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus 19,16-22

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: "Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos". O homem perguntou: "Quais mandamentos?" Jesus respondeu: "Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo". O jovem disse a Jesus: "Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? Jesus respondeu: "Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

- Jesus nos convida no Evangelho de hoje ao desapego material e ao verdadeiro apego às coisas de Deus e do céu. Seguir o mestre Jesus é essencial para este aprendizado, frequente e gradativo. Assumir os mandamentos de Deus e ser solidário são atitudes fundamentais para o bom discipulado. Peçamos ao Senhor sabedoria para segui-lo em meios às inúmeras dificuldades que o mundo nos impõe.

- Sou capaz de viver o desapego e com meus dons, talentos e recursos servir os necessitados? Somos uma comunidade eclesial capaz de expulsar o mal e curar os irmãos em nome de Jesus Cristo?

-“o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.”. Ir embora e desistir de seguir Jesus é se conformar com as incapacidades de ser seu discípulo. Seguir o mestre é se dispor a fazer o que ele nos pede: compartilhar do que temos para aqueles que nada têm. O poeta Kahil Gibran diz assim:

..Ide para os vossos campos e jardins
e aprendereis que o prazer da abelha consiste em retirar o mel da flor.
Mas também a flor tem prazer em dar o seu mel à abelha.
Pois para a abelha a flor é uma fonte de vida.
E para a flor a abelha é mensageira de amor.
E, para ambas, abelha e flor, o dar e o receber de prazer é uma necessidade e um êxtase.

- Encerre tua oração suplicando ao Senhor que te conceda sabedoria para viver os mandamentos, sobretudo na vivência do amor. Suplica ao Senhor o dom da fé e confiança no seu amor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.