Você está em:

10 de novembro, 5ªfeira | Memória de São Leão Magno

Baixar áudio
- Hoje é dia 10 de novembro, 5ª feira da 32ª Semana Do Tempo Comum| Memória de São Leão Magno, papa e doutor da Igreja.

-No evangelho de hoje Jesus diz aos fariseus que o Reino de Deus já está no meio de nós, porém, não se pode observá-lo facilmente. O Reino de Deus se constrói quando nós tomamos consciência de que precisamos viver de acordo com o Evangelho. Peçamos ao Senhor a graça de reconhecer o Reino de Deus no cotidiano de nossa vida.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 17, versículos 20 a 25:

Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando é que chegava o Reino de Deus. Jesus respondeu-lhes: "O Reino de Deus não vem como uma coisa que se possa observar. Não se poderá dizer: "Está aqui", ou "está acolá". Na verdade, o Reino de Deus já está no meio de vocês." Depois disse aos discípulos: "Lá virá o tempo em que desejarão ver ao menos um só dos dias do Filho do Homem e não poderão ver. Alguns hão-de dizer-vos: "Olha, está aqui", ou "está acolá". Mas não vão atrás desses boatos, porque o Filho do Homem virá no seu dia próprio como um relâmpago que ilumina o céu dum extremo ao outro. Mas primeiro tem ele que sofrer muito e ser rejeitado pelas pessoas deste tempo."

-Para viver o Reino de Deus é preciso plantar as sementes da fraternidade e solidariedade. O Reino de Deus não acontece só depois da nossa morte, ele acontece aqui e agora. Jesus diz aos seus discípulos que tenham cuidado para não ir atrás de boatos que falam do dia do Filho do homem. Essas palavras são direcionadas a nós, hoje, nesses tempos de grandes desafios que vivemos. Peça ao Senhor que o ajude a fazer crescer o Seu Reino no meio de nós, em gestos de fraternidade, mansidão e solidariedade.

-Toma consciência de que o Reino de Deus acontece na sua vida trazendo transformações e mudanças em teu coração. Em que medida você tem se empenhado em testemunhar este Reino, naquilo que é e naquilo que faz? Como você o anuncia? Como se relaciona com este Reino que passa pelo sofrimento e pela rejeição?

- "Olha, está aqui", ou "está acolá". Mas não vão atrás desses boatos, porque o Filho do Homem virá no seu dia próprio como um relâmpago que ilumina o céu dum extremo ao outro”, nos diz o evangelho de hoje. Tenhamos a coragem de não nos deixar levar por boatos e vivamos a esperança de continuar semeando o Reino de Deus entre nós, através do amor! Ao pedir a Deus que venha o seu Reino, possamos também nós, fazer o seu Reino acontecer. Rezemos como São Leão Magno:

Não desista nunca:
Nem quando o cansaço se fizer sentir,
Nem quando os teus pés tropeçarem,
Nem quando os teus olhos arderem,
Nem quando os teus esforços forem ignorados,
Nem quando a desilusão te abater,
Nem quando o erro te desencorajar,
Nem quando a traição te ferir,
Nem quando o sucesso te abandonar,
Nem quando a ingratidão te desconcertar,
Nem quando a incompreensão te rodear,
Nem quando a fadiga te prostrar,
Nem quando tudo tenha o aspecto do nada, nem quando o peso do pecado te esmagar.
Invoque sempre a Deus, junte as mãos, reze, sorria… E recomece!

-Termina tua oração pedindo a Deus que o Seu Reino transforme a tua vida e a face da terra! Peça para que a justiça, a verdade e a paz reinem em nosso meio e não o ódio, a intolerância e a discórdia. Tenhamos coragem de fazer crescer o Seu Reino!

-Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.