Você está em:

06 de setembro, 3ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 06 de setembro, terça feira da 22ª Semana do Tempo Comum.

- Estamos no mês da Bíblia, a qual nos convoca cada dia para respondermos os apelos que Deus nos faz. Hoje o convite é olhar a pessoa de Jesus que mais uma vez se retira para rezar e esta oração foi antes de chamar os doze discípulos. Foram eles os continuadores de sua missão. Jesus os chama para amar e servir as diversas pessoas que se encontram nas estradas da vida, nas planícies de hoje, nas cidades e nas periferias existenciais. Peça ao Senhor a força da oração e da missão para gerar vida e esperança no lugar onde você se encontra.

- Escuta o Evangelho de Lucas Capitulo 6, versículo de 12 a 19

Naqueles dias, Jesus foi a montanha para orar, e passou a noite inteira em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais também chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Felipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão do povo, de toda Judeia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. E toda a multidão tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

-Percebemos neste evangelho a importância da oração na vida de Jesus. Ele chama os doze para seguir os seus passos e atende as necessidades das pessoas sofridas. Vemos a grande força da palavra e da ação de Jesus que impulsiona as pessoas para irem até ele. Suas palavras e ações são plenas de amor e de misericórdia. A multidão procura Jesus e vai ao seu encontro ao menos para tocá-lo e para ser curada dos seus males por perceber que Jesus é alguém que tem um olhar diferenciado para com os que sofrem. Foi para essa missão que Jesus chamou seus discípulos e continua chamando cada um de nós. Peça ao Senhor que te faça ouvinte e praticante da Palavra nesta sociedade tão necessitada de vida e de esperança.

- Jesus se retira para rezar nas tomadas de decisões que precisa fazer. É da oração que nasce a força para levar em frente à missão que o Senhor nos confia. Você reza antes de tomar uma decisão importante? Você costuma rezar pedindo o dom do discernimento para suas ações de cada dia? Tem olhado o mundo e as pessoas com o olhar de Deus?

- No chamado feito aos discípulos também estávamos já incluídos para com Jesus assumir nossa missão “... Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais também chamou de apóstolos.” Veja o que diz a letra da música do Pe. Zezinho: Quando chamaste os doze primeiros.

Quando chamaste os doze primeiros pra te seguir,
sei que chamavas a todos os que haviam de vir.

Tua voz me fez refletir
Deixei tudo pra te seguir
Nos teus mares eu quero navegar.

Quando pediste aos doze primeiro: ide ensinai,
sei que pedias a todos nós: Evangelizai!

Quando enviaste os doze primeiros de dois em dois,
sei que enviavas todos os que viessem depois.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor a graça de perceber a força que nasce da oração e do chamado que o Ele te faz. Que Ele te conceda a graça de não ter medo de descer com ele da montanha para se colocar nas planícies da vida.

- Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso reino. Seja feita a vossa vontade. Assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação. Mas livrai-nos do mal. Amém.