Você está em:

Trabalho solidário, coração solidário

Ouça o conteúdo

No domingo, 23 de fevereiro, participei no colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, do encontro dos alunos que se dispuseram, voluntariamente, a fazer neste ano um trabalho solidário, organizado pelo Departamento de Pastoral.

Surpreendeu-me que num domingo de manhã, 230 jovens participassem desta atividade. O colégio oferece diferentes opções: creches, hospitais, obras sociais. Uma pergunta me perseguia: o que faz que jovens de classe media entre 13 e 17 anos se disponham a sair de casa num domingo de manhã, depois de um sábado intenso de aula, para ajudar a quem precisa?

Em torno desse questionamento desenvolvi com eles três ideias:

O jovem precisa de grandes desafios, de grandes ideais

É preciso sonhar, cultivar valores e causas  que vão dar sentido à vida. Eduardo Galeano nos lembra que a utopia, sempre inalcançável, serve para isso, para nos fazer caminhar. Os jovens de hoje e de sempre, precisam de referências consistentes, ideais nobres, grandes desafios, viver com intensidade. São os sonhadores, os “Quixotes”, os artistas, os loucos, os revolucionários e os poetas, os que movem a história. Uma verdadeira educação deve despertar nos jovens o desejo de comprometer a vida numa grande causa, viver com intensidade.

Na minha juventude, havia referências maravilhosas, líderes que faziam nossa cabeça: Gandhi, Martin Luther King, Dom Helder Câmara, Irmã Teresa de Calcutá, Ché Guevara, homens e mulheres de uma humanidade extraordinária e de uma generosidade total. Quem faz hoje a cabeça dos jovens?

O trabalho solidário exige um coração solidário

A solidariedade é na sociedade atual a melhor expressão do “amor a Deus e do amor ao próximo”. O contato com a realidade dura e sofrida de milhares de pessoas (doentes, desempregados, dependentes químicos, sem casa).  Com sem terra, povos indígenas, moradores de rua ajuda a sair do próprio mundo, muitas vezes fechado, leva a perceber uma realidade desafiadora que muda a consciência e que leva a descobrir que a exclusão tem sempre causas políticas, o que exige  um engajamento político, no melhor sentido da palavra.

Só o contato direto com a realidade dos excluídos é que gera práticas novas no combate à exclusão, por parte daqueles que não a vivem. Somar forças, caminhar lado a lado, não se deixar manipular pela mídia, isso só é possível se tomarmos contato próximo com os que vivem na exclusão, seja ela qual for.

Viver com espírito, espiritualidade

Há hoje uma sede profunda de espiritualidade. Mas não é qualquer espiritualidade que serve. Às vezes, como diz o profeta Isaias, para saciar nossa sede de infinito, em vez de bebermos a água pura e cristalina que emana da fonte, nos oferecem a água podre estagnada no lodaçal. Uma espiritualidade verdadeira deve ser integradora: fé e vida; mística e compromisso; oração e militância. Uma fé sem compromisso é alienação; um compromisso sem fé é ideologia.

A verdadeira espiritualidade é sempre libertadora. Como diz o papa Francisco na Evangelii Gaudium, citando Bento XVI, a verdadeira espiritualidade nasce de uma experiência pessoal de encontro, o encontro com a pessoa de Jesus de Nazaré.

Naquele encontro, terminei minha fala com a música de Chico Buarque,  “Sonhar mais um sonho impossível”, da obra teatral “ O Homem de La Mancha”:

Sonhar
mais um sonho impossível
lutar
quando é fácil ceder
vencer o inimigo invencível
negar quando a regra é vender

Sofrer a tortura implacável
romper a incabível prisão
voar num limite improvável
tocar o inacessível chão.
 
É minha lei, é minha questão
virar esse mundo
cravar esse chão
não me importa saber
se é terrível demais
quantas guerras terei que vencer
por um pouco de paz .

E amanhã, se esse chão que eu beijei
for meu leito e perdão
vou saber que valeu delirar
e morrer de paixão.
 
E assim, seja lá como for
vai ter fim a infinita aflição
e o mundo vai ver uma flor
brotar do impossível chão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pe. Paulo Gabriel, OSA
Vigário colaborador  na Paróquia Cristo Redentor
Superior  Regional do Vicariato Nossa Senhora da Consolação do Brasil

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH