Você está em:

Tema da 51ª Assembleia Geral da CNBB será “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”

Mais de 300 bispos devem participar da 51ª edição da Assembleia Geral da CNBB, que será realizada em Aparecida, de 10 a 19 de abril de 2013. O tema central do encontro será “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
 

A Comissão responsável pela preparação da Assembleia, durante reunião no início de março, concluiu o processo elaboração do texto base. De acordo com o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani, um dos participantes na elaboração do documento, “os trabalhos consistiram em chegar a um texto que integrasse a proposta de Jesus, quando Ele anuncia que o reino vai ser formado por uma comunidade de discípulos”. Dom Sergio anuncia que o documento propõe dois caminhos: a setorização da paróquia e a transformação da paróquia numa comunidade de comunidades.

Realizada anualmente, a Assembleia Geral dos Bispos é definida pela CNBB como “ a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. A reunião ocorre uma vez por ano, mas pode ser convocada em caráter extraordinário. Desde 2011, a Assembleia Geral é realizada em Aparecida, interior de São Paulo.