Província Nossa Senhora da Piedade, que reúne as fraternidades de Minas Gerais, celebra o XIII Capítulo Provincial
![]() | ![]() |
Os frades Capuchinhos da Província Nossa Senhora da Piedade, que congrega as fraternidades de todo estado de Minas Gerais estão reunidos, durante toda esta semana em Belo Horizonte, para celebrar o XIII Capítulo Provincial. Trata-se de um momento de reflexão sobre assuntos referentes à vida da Província e da eleição do novo governo provincial.
Com Missa presidida por dom Walmor, segunda-feira, dia 25 de julho, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, iniciou-se o Capítulo Provincial, que reúne 51 frades capuchinhos das sete fraternidades presentes no Estado. O evento prossegue até esta quinta-feira, dia 28 de julho, à noite, no Recanto São José, das Irmãs Franciscanas Alcantarinas.
Sempre que realizam o Capítulo Provincial, a cada três anos, os frades Capuchinhos visitam, em peregrinação, o Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais e Padroeira da Província. Este ano, eles também escolheram realizar, no Santuário, o momento de formação, com assessoria do cardeal dom Claudio Hummes, sobre o do tema “Interpelações do pontificado de Francisco ao Carisma e à Ordem Franciscana”.
Segundo o frei João Ferreira Júnior, secretário do Capítulo, dom Cláudio Hummes observou ser comum perguntarem ao Papa Francisco se ele é da Ordem Franciscana, e ele responder que embora Jesuíta, é seguidor de São Francisco de Assis. A partir dessa constatação, o Cardeal provocou todos a refletirem sobre a atitude do Papa, com o nome de Francisco, escolher um projeto que os interpela como Franciscanos, e questionou: “Sendo o Papa, Jesuíta, seguidor de São Francisco, a quem nós seguimos afinal?”
Dom Cláudio então convidou todos a se deixarem tocar pelo pontificado de Francisco, propondo três interpelações fundamentais: o lugar e a opção pelo pobre, a construção da paz e a reverência à criação, fundamentadas na Encíclica Laudato Si’. O Cardeal lembrou que o documento desenvolve a questão ecológica não apenas do ponto de vista da ecologia verde, mas com reflexões a respeito da economia e das relações sociais e humanas, apresentando, com profundidade, uma ecologia integral.
Dom Cláudio Hummes fez duas conferências e à tarde celebrou a Eucaristia na Ermida da Padroeira de Minas. Durante a homilia, convocou todos a se deixarem interpelar “pela novidade que vem do Evangelho que hoje nos chega por meio do pontificado de Francisco”.