Ação Social Arquidiocesana acolhe grupo de migrantes em Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte acolheu na quinta-feira, dia 22 de outubro, o quarto grupo de  venezuelanos que partiu de Roraima em busca de trabalho em Minas Gerais. Ao todo, 13 pessoas foram acolhidas na Casa do Migrante da Arquidiocese de BH, situada no Centro da Capital.

Desde o início de 2019, outros três grupos de venezuelanos foram acolhidos a partir da iniciativa “Acolhe Minas”, da Arquidiocese de BH,  por meio da Providens, do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam), com a parceria do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, do Acnur (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados), da PUC Minas, entre outras instituições da sociedade civil.

Os venezuelanos chegaram em voo da Força Aérea Brasileira. Em Belo Horizonte, voluntários preparam os locais que irão acolher os grupos, distribuindo itens para as residências, tais como de higiene pessoal, móveis, alimentos etc.

A Arquidiocese de BH promove diversos serviços de acolhida a imigrantes. As comunidades de fé se mobilizam para ajudar os migrantes, que deixaram seu país de origem após sofrerem as consequências da crise política, econômica e social.