Você está em:

Procissão do Encontro reúne comunidades de fé de Sabará

Muitos fiéis participaram da Procissão do Encontro na noite do último dia 31, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O momento relembra o encontro de Jesus – o Senhor dos Passos – com sua mãe, Maria – a Senhora das Dores -, na caminhada rumo ao calvário. Missa presidida pelo arcebispo dom Walmor, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, marcou a abertura da programação. Durante a homilia, recordando-se do anúncio de Cristo aos discípulos de que alguém o trairia, o Arcebispo advertiu que todos correm o risco, em razão da condição humana, de trair Deus. “Se olharmos a nossa vida, perceberemos que caminhamos o tempo todo entre o bem e o mal. O maligno tem uma força cuja dominação impede o ser humano de sentir a presença de Deus.” Por isso, dom Walmor fez uma convocação: “Não podemos permanecer vítimas da nossa fraqueza”. Conforme ensina o Arcebispo, a vivência da Semana Santa é oportunidade para cultivar a consciência de que fazemos parte do que Deus projetou. “Quando cultivamos de maneira orante essa consciência, nos fortalecemos para não corrermos o risco de trair Jesus”.

 

Depois da celebração, a procissão com a imagem do Senhor dos Passos partiu da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Enquanto isso, outra procissão, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, começava na Igreja Nossa Senhora das Mercês. Fiéis, caracterizados como anjos e soldados romanos, participaram do cortejo. O encontro das imagens ocorreu na Praça Antônio de Albuquerque, Centro Histórico de Sabará, onde dom Walmor presidiu o Sermão do Encontro. “A vida é um caminho que tem como ponto de partida e ponto de chegada o coração de Deus. O nosso caminho não é de fracasso porque por ele passa o Filho de Deus Pai, que assume as nossas dores e sofrimentos. Com Ele, está também a sua Mãe, que é Mãe de todos nós, discípula exemplar”.

 

Após o encontro das imagens, a procissão continuou pelas ruas da cidade. O percurso, marcado pelas orações e cânticos, foi concluído na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

 

 

Veja reportagens sobre a Procissão do Encontro:

TV Globo

TV Alterosa