Peregrinação do Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria nas Universidades Católicas

Uma Missa na sede da CNBB, em Brasília, marcou o envio do ícone de Nossa Senhora da Sabedoria, para a peregrinação pelas Universidades Católicas do Brasil. De acordo com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, a peregrinação tem um propósito muito importante. “É para que Maria acompanhe a fé do nosso povo no seu dia a dia, em seu peregrinar pelas Universidades Católicas, cujo objeto é o conhecimento e o estudo, para que a pesquisa seja autêntica sabedoria, apreendida das mãos de Maria”, afirmou. Dom Mol ainda disse que o ícone trará união. “Este ícone une a todos aqueles universitários de outros países, que, em outros momentos oraram entorno do ícone, como podemos observar nos adesivos e símbolos colados no dorso da imagem”.

O Ícone foi enviado pelo Vicariato de Roma, para dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, para que percorra as Universidades Católicas, durante o ano de 2013. A peregrinação será finalizada no Congresso Mundial das Universidades Católicas (CMUC), sediado pela PUC Minas, em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, no campus Coração Eucarístico. Data em que também será realizada a Semana Missionária de BH, que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

A peregrinação de Nossa Senhora pelas Universidades incentivará as ações missionárias e atividades diversas em vista da evangelização da comunidade acadêmica. “Orações, celebrações, revestidas da arte e da beleza do ícone, contribuirão para unificar a busca da verdade e do conhecimento de todos aqueles que nas universidades vivenciam essa caminhada”, explicou assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris.

A peregrinação parte da Universidade Católica de Brasília. O percurso é organizado pela Anec e o Setor Universidades da CNBB. No dia 23 de fevereiro, o ícone seguirá para Goiânia (GO), em seguida irá para Palmas (TO), mas peregrinará pelas diferentes regiões do Brasil, ficando aproximadamente 15 dias em cada lugar.