Você está em:

Paróquia realiza Blitz Social em penitenciária


 

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão das Neves, realiza, pela segunda vez, Blitz Social na área externa da Penitenciária Dutra Ladeira, em parceria com a Pastoral Carcerária e com a PUC Minas. A primeira Blitz ocorreu em 2013, no Presídio de Vespasiano (Prvesp).  O evento, neste sábado, dia 15 de agosto, integra a programação da Semana das Famílias.

Além da evangelização, segundo o pároco, padre José Geraldo de Sousa, a iniciativa visa apoiar pais, mães, irmãos e filhos dos internos na solução de problemas jurídicos e sociais, comuns em famílias que têm um parente preso. A ação social contempla, também, os detentos de  outros dois presídios de Ribeirão das Neves –  José Martinho Drummond e Penitenciária Feminina José Abranches – com distribuição de material informativo, contendo esclarecimentos sobre  questões de família  e de saúde. No ano passado, foram beneficiadas 800 famílias de presos, aproximadamente, 4 mil pessoas.

 

É compromisso cristão trabalhar para que
todos vençam
os preconceitos
e sejam
solidários

Profissionais voluntários e estagiários de Psicologia, Direito e Serviço Social vão interagir com os familiares dos presos, ouvindo-os sobre suas necessidades e oferecendo-lhes orientações e esclarecimentos. Uma programação especial, com atividades lúdicas, foi preparada para as crianças. “A intervenção pretende propiciar um dia de visitação diferenciado, por meio da acolhida solidária e humana, oração e informações. Essas são formas de afirmação e valorização da vida e de resistência aos mecanismos sociais e institucionais que oprimem as famílias, criminalizam os mais pobres, os excluídos e todos aqueles que estão à margem da sociedade”, explica o pároco, padre José Geraldo de Sousa.

A ideia é aproveitar o longo tempo que os visitantes aguardam para entrar no presídio, nesse dia de grande movimento, e atendê-los um por um. O sacerdote ressalta que essa “Nossa missão é ser igreja em saída, assim nos pede o Papa Francisco. Devemos, como cristãos, ir aonde as pessoas precisam de uma palavra amiga, de um gesto de solidariedade” – observa padre José Geraldo. 

Esse trabalho começou no dia 8 de agosto, com Celebração Eucarística presidida pelo pároco, padre José Geraldo de Sousa, na Penitenciária Dutra Ladeira. Durante toda a semana o sacerdote visitou as comunidades de fé da Paróquia, conduzindo o ícone da Sagrada Família. “O objetivo é incentivar as pessoas a participarem desse trabalho voluntário e sensibilizá-las para o sofrimento e necessidades das famílias que têm parentes presos. É um compromisso cristão trabalhar para que todos vençam os preconceitos e sejam solidários”, explica padre José Geraldo. 

As atividades da Semana Família encerram-se no domingo, dia 16,  com  Concentração Legionária e Oficio na Praça Central de Neves , às 14h430,  e  Missa das Famílias na Praça da Bíblia.

 


Blitz – Ação social com familiares em Ribeirão das Neves

 


Visita ao Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade

 


Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Carcerária