Você está em:

Nota de falecimento: Professor Michel Maria Le Ven


O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares – dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís da Silva e dom Vicente Ferreira -, sacerdotes, diáconos, consagradas, consagrados, povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, se solidarizam com familiares e amigos do professor Michel Maria Le Ven, que faleceu na sexta-feira, dia 22.

Grande cidadão e democrata, o professor Michel Maria Le Ven foi incansável na luta pelos direitos humanos. Enfrentou a Ditadura Militar, sendo vítima do Ato Institucional 5 – AI-5. Dentre os registros históricos que deixou, sua tese de Doutoramento em Ciência Política na USP intitulada Trabalho e Democracia: A Experiência dos Metalúrgicos Mineiros ( 1978 – 1984), Os Movimentos Populares Em 1979. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi atuante, organizando grupos solidários de enfrentamento às políticas autoritárias, construindo um lindo movimento de economia solidária em Ribeirão das Neves.

O professor Michel Maria Le Ven foi velado neste sábado, dia 23, das 7h30 às 9h30, no Metropax (Avenida do Contorno, 3.000, bairro Santa Efigênia), com a presença apenas de familiares em razão do protocolo da pandemia covid-19. O sepultamento ocorreu no Cemitério da Paz, no bairro Caiçara, a partir das 10h30.

Rezemos suplicando a Deus que o acolha em sua infinita misericórdia.