O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares, padres, diáconos e evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte se unem em oração e solidariedade aos familiares e amigos do frei Joel Postma, OFM, que faleceu nesta quarta-feira, 30 de outubro.
Frei Joel nasceu na Holanda e em 1959 imigrou para o Brasil. Após a sua ordenação presbiteral em 1956, frei Joel estudou no conceituado Instituto Holandês para Música Sacra, em Utrecht. Em 1964, frei Postma chegou à cidade de Santos Dumont, Minas Gerais, onde compôs a cantata “O Peregrino de Assis”.
Músico e compositor, frei Postma foi assessor do Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dois Bispos do Brasil (CNBB) por 13 anos, no período que vai de 1984 a 1997. Na CNBB, criou o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-musical (Celmu), foi um grande incentivador e colaborador do Ofício Divino das Comunidades (ODC), sistematizou e organizou os Hinários Litúrgicos da CNBB, iniciado durante o seu trabalho no Setor de Música Litúrgica.
Muitos músicos brasileiros, ao irem estudar na Europa, acabavam menosprezando a cultura brasileira. Com frei Joel ocorreu o contrário. Ele fez questão de valorizar as tradições brasileiras e incentivar os compositores litúrgicos que prezavam por destacar as culturas locais.
Rezemos juntos pedindo a Deus que acolha frei Joel Postma em sua infinita misericórdia.
DESPEDIDA
Frei Joel Postma
30/10/2024 – quarta-feira
15h – Velório, na Igreja São Francisco das Chagas, Belo Horizonte – MG.
19h – Celebração do Ofício Divino das Comunidades, na Igreja São Francisco das Chagas, Belo Horizonte – MG.
31/10/2024 – quinta-feira
8h – Celebração Eucarística, na Igreja São Francisco das Chagas, Belo Horizonte – MG.
10h – Saída do féretro para a cidade de Santos Dumont – MG.