Você está em:

“Live CNBB – Igreja no Brasil Painel” discute novas formas de cuidados aos idosos propostas pelo Papa Francisco

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a segunda edição da “Live CNBB – Igreja no Brasil Painel”, nesta quinta-feira, 4 de março, das 17h às 18h. Com o tema “Idosos: um presente de Deus”, a Live será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB (Facebook, Youtube e Twitter). O encontro vai discutir a realidade das pessoas na terceira idade no Brasil à luz das recentes iniciativas propostas pelo Papa Francisco de cuidados com os idosos.

Uma das iniciativas é o anúncio feito pelo Santo Padre, no dia 31 de janeiro deste ano, da instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado em toda Igreja, todos os anos, no quarto domingo de julho, próximo à Festa de São Joaquim e Santana, avós de Jesus.

Outra ação do Papa Francisco é o documento: “A Velhice: o nosso futuro. A condição dos idosos depois da pandemia”, publicado dia 9 de fevereiro, com o qual a Pontifícia Academia para a Vida (PAV), de acordo com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, propõe uma reflexão sobre os ensinamentos a serem extraídos da tragédia causada pela pandemia da Covid-19 e as propostas que orientam a construção de um novo paradigma de cuidado dos idosos.

De acordo com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, o Papa Francisco e a Santa Sé têm indicado, sobretudo a partir da experiência com a pandemia da Covid-19, que é necessária uma nova visão e um novo paradigma que permita à sociedade cuidar melhor dos idosos. Neste sentido, segundo ele, a live quer provocar este debate no conjunto da Igreja no Brasil sobre a situação dos idosos e como repensar as formas de cuidar deles e delas.

São convidados para aprofundar este assunto: irmã Lúcia Rodrigues, religiosa da congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Ela é membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa – pastoral da Igreja no Brasil – que conta com uma rede de 25 mil líderes e presta atendimento à 170 mil idosos no Brasil por meio de visitas domiciliares, suspensas momentaneamente em razão da pandemia; e o bispo de Campos (RJ), referencial da Pastoral da Saúde, dom Roberto Ferreria Paz.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo.

Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ações. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um(a) convidado(a) especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Agenda 2021:

Acompanhe, a cada mês, sempre na primeira quinta-feira, das 17h às 18h, nas redes sociais da CNBB e em seu canal no link que segue: youtube.com/cnbbnacional.