Você está em:

Igreja atua em projeto de qualificação profissional


A coordenadora Wilma ( 3ª da esq para a dir.) , com a equipe do Acessuas
 

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato para a Ação Social e Política, assume a missão de colaborar para a qualificação profissional de jovens e adultos que desejam conquistar uma vaga no mercado de trabalho, ou atuar numa área mais promissora. Esta ação será realizada por meio das paróquias, em parceria firmada com o poder público, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A iniciativa visa garantir autonomia às famílias usuárias da Política de Assistência Social, através do incentivo e da mobilização à integração ao mundo do trabalho.

O Acessuas possui estreita articulação com o Plano Brasil Sem Miséria. Tem como objetivo a promoção de estratégias, ações e medidas de enfrentamento à pobreza, por meio de mobilização de usuários, monitoramento da execução das ações do Programa e articulação com diferentes parceiros e políticas públicas.  A meta é beneficiar 16 milhões de pessoas em todo o país que, mesmo com a política de transferência de renda, ainda permanecem na pobreza extrema e não conseguem acessar as políticas públicas, tais como: saúde, educação, habitação e assistência social.
 
Serão oferecidos cursos de formação inicial e continuada, com duração mínima de 160 horas, como almoxarifado, garçon, auxiliar administrativo, línguas, manicure pedicure, cabeleireira entre outros, que devem ter início nas próximas semanas.