Dom Walmor no encerramento do Muticom 2021: “É a conclusão de um ciclo e o início de nova etapa”

O Mutirão Brasileiro de Comunicação 2021 (Muticom-2021) significa a conclusão de uma etapa e a abertura de um novo ciclo na história da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), avalia o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, em sua homilia na Missa de encerramento do evento, realizado nos dias 23 e 24, com a participação telepresencial de quase seis mil inscritos. “Este Mutirão foi bafejado pelos ares de desafios, dificuldades, grandes mudanças e exigências de novas respostas deste tempo de pandemia”, diz o Arcebispo, que lembra: A história do Muticom começou em Belo Horizonte, inaugurando uma fase no caminho missionário da Igreja. Agora, quando o evento volta a ser realizado na Capital Mineira, em sua 12ª edição, abre novo ciclo, “de importância muito grande”.

Dom Walmor ressalta que a pandemia provocou feridas graves na sociedade e as palestras do Muticom apontam, conforme avalia, que é preciso encontrar nova lógica. “Somos desafiados a compreender as grandes mudanças que estão acontecendo”. Ao rememorar a força transformadora do cristianismo, capaz de remodelar dinâmicas sociais, o presidente da CNBB indica o imprescindível papel da comunicação na vida da Igreja: “O cristianismo – nós, como Igreja – não daremos conta de dialogar, de interagir, de fazer interface, de propor aquilo que é bom – o tesouro que temos – sem a força bonita da comunicação”.

De modo especial, dom Walmor agradeceu aos organizadores do Muticom 2021, citando os integrantes da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol. Dedicou especial bênção para cada participante do evento e para os muitos que se dedicam à comunicação católica.

A Celebração Eucarística que concluiu o evento foi transmitida por uma rede de TVs e rádios de inspiração católica para todo o país.

Clique aqui para saber como foi o último dia de conferências do Muticom 2021

A seguir, a homilia completa da Missa de encerramento do evento.