Você está em:

Dom Joaquim Mol será o mediador da Live “O Luto e a dor à luz da fé” – 8 de abril

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, será o mediador da “Live CNBB – Igreja no Brasil Painel” desta quinta-feira, 8 de abril, às 17h, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema “O Luto e a dor à luz da fé” e a importância da Pastoral da Escuta no contexto de tanto sofrimento e perdas, a Live será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB (Facebook, Youtube e Twitter).

De acordo com o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, o mediador da série de lives “Igreja no Brasil Painel”, é necessário refletir à luz da fé como os católicos e a Igreja no Brasil podem ajudar as pessoas a superar este momento de dor causado pela doença e de luto pela perda de familiares e entes queridos.

Dom Joaquim Mol chama a atenção para a previsão dos especialistas que apontam que passaremos de meio milhão de brasileiros mortos pela Covid-19, em sua imensa maioria, pessoas pobres, que depois de internarem seus familiares doentes, nem puderam mais vê-los e se despedirem, depois de mortos.

“O que nos diz a fé cristã? Como Deus nos consola? Como superar a dor da morte de anônimos para nós, mas pessoas amadas pelos seus? Como suportar com fé esse momento tão longo de vizinhança com a morte?”, estas são perguntas que serão aprofundadas nesta live.

São convidados para refletir sobre assunto o médico e biotanatólogo, doutor Evaldo Assumpção, e o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Dom Armando escreveu a apresentação do livro “Humano Sofrer – Evangelizar as palavras sobre o sofrimento”, de Luciano Manicardi, publicado pela Edições CNBB.

 

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ações. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um(a) convidado(a) especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

 

Agenda 2021:

Acompanhe, a cada mês, sempre na primeira quinta-feira, das 17h às 18h, nas redes sociais da CNBB e em seu canal no link que segue: youtube.com/cnbbnacional.