Conselho Pastoral da Rensa se reúne em momento de reflexão

Os membros do Conselho Pastoral Regional da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram  no sábado, dia 21 de novembro, em um momento de espiritualidade e reflexão na Cúria Regional de Contagem. Estiveram presentes na reunião o bispo auxiliar da Rensa, dom Vicente Ferreira, o vigário episcopal da Região, padre Jean Aguiar, MSC, os vigários forâneos, padres assessores e os representantes de pastorais, movimentos de evangelização, paróquias e foranias.

O encontro teve início com uma oração conduzida pelo padre Jean Aguiar, MSC, e inspirada na liturgia da Apresentação de Nossa Senhora no Templo. Também foi feita a proclamação do Evangelho, meditação da Palavra e preces. Dom Vicente agradeceu a presença dos conselheiros e pediu a força do Espírito Santo para construir e renovar a caminha pastoral na Rensa.

Na ocasião, o vigário episcopal recordou o Plano Pastoral da Rensa, pontuou as quatro prioridades definidas de acordo com o Projeto de Evangelização Proclamar as Palavra e os conselheiros tiveram a oportunidade de refletir e propor ações concretas a serem realizadas no próximo ano. Dentre os temas abordados pelos membros do Conselho, se destacam o processo formativo para ministros da Palavra, a mobilização para as vilas e favelas e a atuação da Catequese, da Pastoral da Comunicação e do Setor de Pastoral Social, Política e Ambiental.

No encontro, dom Vicente falou sobre a importância de ter o sentimento de gratidão, agradeceu a Deus por tudo que foi vivenciado este ano e pelos desafios vencidos e ressaltou que a Região Episcopal, paróquias e pastorais se reinventaram e permaneceram firmes na evangelização.

Após o Conselho Pastoral, o bispo referencial da Rensa se reuniu com o vigário episcopal e os vigários forâneos no Conselho Presbiteral Regional. Os encontros foram realizados de acordo com as medidas de prevenção ao Covid-19 e orientações dos órgãos de saúde.