Você está em:

Conselho Episcopal da América Latina (Celam) anuncia Assembleia Eclesial – assista ao vídeo com a mensagem de dom Walmor

 

O Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), anunciou oficialmente,  neste domingo, dia 24 de janeiro, o início de importante caminhada sinodal: a realização, no período de 21 a 28 de novembro de 2021, na Cidade do México , da Assembleia Eclesial Latino-americana e Caribenha. O evento se destina à reflexão sobre importantes aspectos do Documento de Aparecida.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, enviou mensagem de incentivo à participação  de todos, a pedido da Presidência do Celam. Leigos e leigas, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos, cardeais e pessoas de boa vontade, farão parte deste grande evento eclesial, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina e do Caribe, à medida em que se aproxima a celebração do 500° aniversário da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe e o 2000° aniversário da Redenção  da humanidade, por Nosso Senhor Jesus Cristo (2031+2033).

Acompanhe a mensagem de dom Walmor:

Segundo a  presidência do Celam, em razão de seu carácter sinodal, a realização desta primeira Assembleia assim como o seu processo de escuta do Povo de Deus, o seu itinerário espiritual e a sua posterior implementação, serão um marco no caminhar dos discípulos missionários da América Latina.

“Todos somos discípulos missionários em saída” é o lema que  convoca a Igreja  na  América Latina e Caribe, em comunhão com o Papa Francisco, a empreender um itinerário participativo para discernir os novos caminhos que precisam ser percorridos para responder aos desafios pastorais, no contexto atual, enquanto será feita memoria da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida (Brasil), em 2007.

A Assembleia contará com uma reduzida delegação presencial  e será realizada de modo descentralizado e simultâneo, em diferentes locais  interligados de forma virtual. Será uma experiência de escuta, diálogo e encontro, à luz da Palavra de Deus, do Documento de Aparecida e do Magistério do Papa Francisco, para contemplar a realidade dos nossos povos, para aprofundar os desafios do continente no contexto da pandemia da Covid-19, para reacender o  compromisso pastoral e para procurar novos caminhos para que todos possamos ter vida em abundância.

O encontro está marcado para este domingo, 24 de janeiro, através das redes sociais do CELAM:
Facebook: https://www.facebook.com/consejoepiscopallatinoamericano
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCemS45MntgzhnruQeLH5csQ

Confira a programação da apresentação da Assembleia Eclesial Latino-americana e Caribenha, no domingo, 24 de janeiro de 2021:

10:45: Costa Rica – El Salvador – Guatemala – Honduras – México – Nicarágua.
11:45: Colombia – Cuba – Equador – Panamá – Perú.
12:45: Antilhas – Bolívia – Guiana – Haiti – Porto Rico – República Dominicana – Venezuela. 13:45: Argentina – Brasil – Chile – Guiana Francesa – Paraguai – Suriname – Uruguai.
16:45: Portugal
17:45: Alemanha – Bélgica – Espanha – França – Itália – Suíça

Para outras informações visite o website da Assembleia Eclesial da América Latina e das Caraíbas a partir de 24 de janeiro:

CELAM:
Facebook: https://www.facebook.com/conseioepiscopallatinoamericano
Twitter: https://twitter.com/celamweb
Instagram: https://www.instagram.com/celam.oficial/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCemS45MntgzhnruQeLH5csQ
Informações para a imprensa: asambleaeclesial@celam.org