Você está em:

Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé apresenta subsídio doutrinal

No exercício de sua função específica, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé apresenta este subsídio doutrinal.

O objetivo dele é suscitar reflexão e oferecer elementos a fim de que se realize, de modo sempre mais excelente, a tarefa de buscar as razões da fé, própria da Teologia; como também a responsabilidade de ensinar, transmitindo, de modo integral, a Verdade que a IGREJA acolheu e que tem por missão comunicar a todos, conforme mandato que recebeu do próprio Senhor Jesus (Mt 28,18-20).

Essa grave missão de transmitir a Verdade e torná-la conhecida no mundo tem em vista a salvação de todos. Jesus Cristo revelou toda verdade: “vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” (Jo 15,15). Ele mesmo é a Verdade que se comunica (cf. Jo 14,6) e que a IGREJA, incessantemente, proclama. Cabe, sobretudo aos bispos, sucessores dos Apóstolos, zelar para que essa Verdade chegue a todos, de maneira íntegra e fiel.

Essa é a finalidade e meta do presente subsídio doutrinal. Por ele consideramos a realidade da fé que nasce do anúncio da Palavra da Verdade. Neste mundo pluralista e neste tempo marcado por tantas e tão rápidas transformações, todos nós, discípulos de Cristo, somos chamados a perseverar na verdade da fé e a dar a todos as razões de nossa esperança. A Teologia nos ajuda a melhor compreender e a elaborar racionalmente as verdades da fé. Esta responde aos anseios mais profundos do coração humano e aos questionamentos e desafios que o mundo hoje nos apresenta. A Verdade acolhida na fé e compreendida pela razão deve ser continuamente transmitida, de modo que todos sejam nela ensinados e edificados.

Tenho, pois, a alegria de apresentar este subsídio doutrinal, fazendo votos de que ele seja de grande utilidade, sobretudo aos teólogos que nos auxiliam a aprofundar o conhecimento das verdades da fé, aos docentes que as ensinam às novas gerações e a todos os comunicadores da Palavra de Deus. Que este subsídio ajude a fecundar um tempo novo de audácia profética no anúncio do Evangelho e de fidelidade ao Magistério da IGREJA, na tarefa missionária que prepara e dispõe o mundo e os corações ao amor a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e
Presidente da Comissão para a Doutrina da Fé