Você está em:

CNBB publica “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia”

O estudo 104 da CNBB, que tem como tema “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia” foi publicado após a aprovação do texto durante a 51ª Assembleia Geral Bispos e foi acaba de ser enviado para as dioceses de todo o Brasil.

O objetivo é que o estudo seja um subsídio para reflexão e aprofundamento da vida paroquial. O texto aponta caminhos para ajudar as paróquias a serem verdadeiras “casas de comunhão e da vivência da Palavra”; como pede o Documento de Aparecida.

Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus e presidente da Comissão para o Tema Central da 51ª AG da CNBB, explica que o estudo é um convite a toda a Igreja no Brasil para repensar sua prática. “Com muita esperança, a comissão de redação permanece na expectativa de receber as contribuições, como resultado do trabalho das igrejas particulares”.

Contribuições
 Os regionais e dioceses podem enviar as contribuições até 15 de outubro de 2013. O texto será enriquecido e submetido a apreciação dos bispos na próxima Assembleia Geral, de 30 a 9 de maio de 2014, para ser publicado como um documento. No site da CNBB foi criada uma sessão dedicada ao tema “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia”, onde é possível encontrar artigos dos bispos, contribuições dos Regionais e Dioceses, além de indicações de leitura e metodologia de trabalho. Está disponível, também, a versão para download do estudo 104 e o e-mail para o envio das contribuições. Clique aqui para ter acesso ao material.