Você está em:

Anima PUC Minas promove live sobre “Experiências Sinodais ao Longo do Tempo”

Anima PUC Minas

O Vicariato para a Ação Pastoral, da Arquidiocese de Belo Horizonte junto com o Anima PUC Minas, promove uma série de lives sobre sinodalidade . O próximo encontro será quarta-feira, dia 13, às 20h, com transmissão pelo canal do YouTube e pela página no Facebook do Anima PUC Minas. A temática será “Experiências Sinodais ao Longo do Tempo” e vai contar com a participação do padre Godoy e a mediação do padre Filipe Gouvêa.

Já nos dias 20 e 27, às quartas-feiras, 20h, haverá um bate-papo sobre as iniciativas do Papa Francisco para esta caminhada junto ao povo de Deus; e as experiências sinodais dentro da Igreja. A partir dessas reflexões a pergunta que fica é: Que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?

Com o tema Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão, o Vaticano convocará, em outubro de 2022, um sínodo dos bispos. Até lá, um processo de escuta, análise e diálogos será feito em inúmeras dioceses, por meio de suas Igrejas particulares.

Com esta chamada, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a questionar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. Uma Igreja sinodal, segundo o Santo Padre, é aquela que “caminha junto”, aproximando leigos, religiosos, padres e bispos em uma missão contínua de difundir o Evangelho.