Você está em:

Saudações a dom Aloísio Pena Vitral nomeado bispo da Diocese de Sete Lagoas

O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Edson Oriolo, dom Geovane Luís, dom Otacílio Lacerda e dom Vicente Ferreira e todo o clero da Arquidiocese de Belo Horizonte cumprimentam dom Aloísio Pena Vitral, nomeado pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG), na manhã de quarta-feira, dia 20. A Diocese de Sete Lagoas pertence à Província Eclesiática da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Aloísio, que atualmente é bispo da Diocese de Teófilo Otoni (MG), sucede a dom Guilherme Porto que, em conformidade ao Cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico, pediu renúncia após completar 75 anos.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Aloísio foi ordenado bispo auxiliar no dia 25 de março de 2006. Natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 23 de abril de 1955. Estudou filosofia em Brusque (SC), teologia no Instituto Teológico de Taubaté (SP) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Também se formou em sociologia, comunicação, direito e Pastoral Familiar na Escola Superior de Estudos Sociais em Brusque (1977 – 1980).  No dia 25 de novembro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Teófilo Otoni . Seu lema episcopal é “Revestido de profunda misericórdia”.

O início do ministério episcopal de dom Aloísio será no dia 16 de dezembro de 2017, às 10h, em Sete Lagoas.