Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30
Você está em:

Dica Literária: Padre Edecildo nos indica uma leitura que pode ser terapêutica

 

Em um mundo agitado de muitos barulhos, chama atenção quando escutamos sobre a importância de se praticar o silêncio como um estilo de vida, como forma de crescimento espiritual. Essa semana a nossa Dica Literária é uma sugestão do padre Edecildo Prado, pároco na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no Bairro União. O interessante livro indicado por padre Edecildo, “As exigências do silêncio”, é uma obra do monge beneditino alemão, Anselm Grün. O  livro, explica padre Edecildo, favorece a compreensão de um tema profundo com uma narrativa simples.

De forma didática, padre Edecildo nos explica que a obra “As exigências do silêncio” traz como uma de suas reflexões algo que nos acompanha na vida contemporânea e midiática: o hábito de se falar excessivamente. Um risco que inclui a possibilidade de dizermos algo que não seja bom. “Quando falamos muito, estamos falando mais de nós mesmos, corremos o risco de sermos vaidosos, de nos  colocarmos no centro. Jamais podemos ser o centro, que é o lugar de Deus”, lembra padre Edecildo.

O livro de Anselm Grün aponta o silêncio como um caminho para o auto conhecimento. “Diante de alguém que falhou, ao invés de criticar, podemos observar a falta e verificar o que em mim está errado, o que desse pecado está em mim?” Outro ponto interessante é que o livro aborda a prática do silêncio como algo que pode nos beneficiar de forma terapêutica: “O silêncio pode curar.” A leitura, reforça padre Edecildo, é de fácil compreensão e acessível também àqueles leitores que não se aprofundaram nos estudos da teologia.

Padre Edecildo é um leitor assíduo. Está à frente do programa “Bate-papo e Café com o padre Edecildo”, transmitido às segundas-feiras, às 20 horas, por meio do Facebook e Youtube da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus.

 

VEJA TAMBÉM