Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30
Você está em:

3ª Romaria pela Ecologia Integral: Homília de dom Vicente Ferreira

Peregrinos e peregrinas de diversas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte se uniram com fé e alegria para a 3ª Romaria da Ecologia Integral ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, na manhã deste domingo, 9 de outubro. Em caminhada, a partir da Estação da Piedade, os fiéis tiveram a oportunidade de contemplar a natureza e refletir sobre a importância da Casa Comum.

Em seguida, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental – VEASPAM, dom Vicente Ferreira, presidiu Missa Solene na Basílica Estadual das Romarias. A Missa foi concelebrada pelo reitor do Santuário da Mãe Piedade, padre Wagner Calegário de Souza, pelo pró-reitor padre Felipe Carvalho de Macêdo e pelo vigário episcopal do Veaspam padre Júlio César Gonçalves Amaral.

Em sua homília, o Bispo sublinhou o que diz o Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum: não é possível uma civilização saudável em um planeta adoecido.

Assista à homília completa:

 

Semeadores da Ecologia Integral

Após a Celebração Eucarística, os peregrinos partilharam importantes reflexões durante a formação do programa Semeadores da Ecologia Integral, que tem o objetivo de capacitar voluntários nas Paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte para o desenvolvimento de ações dedicadas ao cuidado com o meio ambiente, à luz da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

A professora Janise Dias, coordenadora do setor ambiental do Veaspam, explicou que a Romaria significa uma peregrinação para a conversão. “Fazemos esta Romaria na Serra da Piedade, que está ferida pela mineração, para sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com a Casa Comum”, disse.

Ainda durante a 3a Romaria da Ecologia Integral , a Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), da Arquidiocese de Belo Horizonte, lançou o livro “Refletir e Agir pela Casa Comum: Estratégias para uma Ecologia Integral”. A obra é uma abordagem prática, reflexiva e crítica para o engajamento das pessoas em defesa da Casa Comum, e servirá de apoio para as diversas formações promovidas pela Arquidiocese de BH.

VEJA TAMBÉM