A nossa querida Paróquia Nossa Senhora da Conceição é uma igreja missionária; lugar de evangelização e de comunhão. Procuremos então refletir sobre a atuação de cada um de nós como participantes desta Igreja para que se mantenha viva a sua ação missionária.
Em Mt,9,36 temos: “A messe é grande e poucos são os operários”. É o chamado de Jesus Cristo a todos, para levarmos a salvação àqueles que ainda não a possuem. É um pedido de Jesus, mas, para nós batizados, uma obrigação. Também o Papa Francisco nos propõe uma igreja em saída. E a nossa Paróquia já conta com Pastorais e Movimentos com diversas atividades neste sentido: podemos ver o crescimento do trabalho voluntário em algumas comunidades (Círculo Bíblico, Missas, Equipe de Canto, Oficina de Oração e Vida, etc.).
A igreja em saída pede que o leigo saia de sua posição de dependência em relação ao clero e se transforme em operário da messe. Nós leigos, mantidos por muito tempo à margem das decisões temos que assumir nossa responsabilidade de participação na ação pastoral: ações pela quais a Igreja consiste, primeiramente em continuar a obra de Jesus Cristo. Envolve o serviço aos necessitados estudo da fé vivência da espiritualidade, serviço aos irmãos e à comunidade. Não basta reunir, refletir, rezar, é necessário viver em comunhão e em sintonia com as propostas da igreja. Manter o entrosamento entre fiéis e o pároco, entre pastorais e movimentos, entre programas e realizações. E para ter bons resultados precisa de planejamento, acompanhamento e avaliação.
A partir do comprometimento de cada fiel, nossa Paróquia poderá crescer ainda mais em suas ações evangelizadoras e promover o crescimento e amadurecimento espiritual. “Paróquia é a família de Deus como uma fraternidade animada pelo Espírito de Unidade, que gera unidade”.
Venha fazer parte desta família sempre protegida pela Mãe Santíssima.