Eu, Cristã Católica, Berenice Batista, nascida em Pedro Leopoldo em 4 de julho de 1946, fui batizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Criada e educada na fé católica, crismada na mesma Igreja aos sete anos de idade.
Aos 12 anos, já participava de grupo de Jovens, inicialmente na Igreja Nossa Senhora da Conceição, depois na Igreja de São Sebastião. Aos 15 anos, iniciei minha missão como catequista, ainda da Paróquia São Sebastião, e fui coordenadora da Catequese. Para tal, participei do Curso no CEPAC por dois anos.
Depois, passei a participar da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ainda como catequista. Em seguida, iniciei como participante da Equipe de Liturgia, numa longa caminhada, e cheguei à coordenação, onde promovemos, junto com o então seminarista Joel Maria dos Santos, a Semana Litúrgica na Paróquia, com palestras diárias, celebrações e exposição dos objetos litúrgicos e vestes usadas nas diversas cerimônias.
Participei, por três anos, do Curso de Teologia para leigos no CEFAP. Depois de terminado o curso, juntamente com padre Artur Pimenta de Souza e Geraldo Eustáquio Alves, também recém-formado no CEFAP, criamos a Escola da Fé em Pedro Leopoldo, com alunos das três paróquias da cidade. Chegamos a formar mais de 20 alunos em três anos.
Concomitante à Escola da Fé, continuei na Equipe de Liturgia, e ao término da mesma, comecei a atuar como Catequista de Crisma, onde permaneço até hoje.
Em 2000, fui convidada para ser Ministra Extraordinária da Comunhão, onde permaneci por 12 anos e, por renovação dos ministros, deixei o Ministério da Eucaristia, passando para o Ministério da Palavra, concomitante à permanência na Equipe de Liturgia, onde formamos lideranças em todas as capelas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, unificando a partir de então as celebrações. Ainda nesta época, foi criada na Paróquia a Equipe Pastoral Paroquial (EPP) composta por nove pessoas, sendo uma delas o padre responsável pela paróquia. A função desta equipe é ser conselheira, assessorar o padre nas atividades da paróquia, organizar atividades, fazer pesquisas para as Assembleias da Arquidiocese, para as Assembleias Paroquiais, organizar Retiros Paroquiais e colocar em funcionamento as prioridades definidas pelas Assembleias. Eu sou uma destas servidoras, unicamente pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.