Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

07h

08h30
11h
18h
20h
07h
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
18h15
Você está em:

Terço dos Homens doa e envia imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem à Índia

No início de 2019 a paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem recebeu, através de seu endereço e-mail da coordenação da comunicação, um pedido inusitado. Um missionário mariano leigo da comunidade de Kannur, no estado de Kerala, na Índia, entrou em contato solicitando-nos a doação de uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. O provedor de e-mails considerou a mensagem como spam, mas analisando o texto enviado, resolveu-se considerar uma mensagem válida e assim foi iniciado um diálogo com o remetente do e-mail. O padre Marcelo entendeu a demanda e solicitou ao grupo do Terço dos Homens, através de seu coordenador Paulo Cesar, que tomasse as ações necessárias para a produção e envio da imagem que, por solicitação missionário, precisava ter pelo menos 60 cm de altura.

O grupo do Terço dos Homens assumiu a tarefa, tendo encomendado a escultura da imagem a Guilherme Pereira, da cidade de Cambuquira e a policromia a Zanya  Guedes, da cidade de Varginha.

O Terço dos Homens, então, se cotizou arrecadando os recursos necessários para a produção e envio da imagem à Índia.

Depois de concluída, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem esteve presente na Festa da Padroeira, sendo abençoada, após entrar com o seu manto azul na igreja, durante a novena.

A imagem foi enviada pelo correio e chegou no destino, na Índia, já estando sendo venerada pelos irmãos católicos do local.

Segue um pequeno relato enviado pelo missionário mariano:

“Nós somos do estado de Kerala, de um povoado bem ao sul do estado. A religião católica chegou à Índia primeiro através do discípulo amado de Nosso Senhor Jesus Cristo, São Tomé Apóstolo. Diz-se que São Tomé, o Apóstolo, chegou a Kerala, no ano 52, para trazer a mensagem de Cristo para o nosso país.

Mais tarde, navegadores e marinheiros portugueses chegaram ao estado de Kerala e disseminaram a fé católica por meio de missionários.
A espiritualidade mariana ocupa um lugar especial nos corações da comunidade cristã, mesmo desde os tempos antigos. A principal oração das pessoas aqui em família é o rosário. Todas as famílias dos velhos tempos se reúnem e rezam o rosário. É importante para eles, como igualmente é importante a missa diária.

Durante o mês de outubro, as pessoas celebram o mês de Nossa Senhora do Rosário, onde a oração do rosário é recitada em todas as famílias católicas e também na igreja.

Os pescadores e sua comunidade, que vivem perto do mar, constituem uma parcela significativa da comunidade católica da região. Como o estado de Kerala fica perto do mar, muitas comunidades vivem da ocupação da pesca e a maioria delas é católica.

Eles têm uma devoção especial à Mãe de Deus. Eles oram a Nossa Senhora sempre que vão ao mar para pegar os peixes, pedindo a proteção e as bênçãos da Mãe de Deus e nossa mãe, quando partem para o mar.
Quando a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, a padroeira especial dos pescadores e das pessoas que vão para o mar, chegou a Kerala, recebeu as boas-vindas com alegria. Todos queriam que Nossa Senhora também visitasse o mar pois é do mar que eles tiram o seu sustento. Eles desejavam que Nossa Senhora abençoasse o mar para que consigam muitos peixes quando saírem à pesca.

Nossa Senhora da Boa Viagem foi levada em procissão à beira-mar e todo o povo venerou a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem que veio do Brasil.

Desejamos difundir a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem, especialmente entre a comunidade de pescadores, para ela os abençoe, os proteja e vigie durante a sua jornada ao mar.”