Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Projeto restauro promove a reinauguração da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem

Iniciada em 2015, a obra do Restauro da Igreja de Nossa Se­nhora da Boa Viagem está sendo feita por etapas.

Na primeira etapa foi feita a restauração da cobertura onde, dentre outros trabalhos, foram substituídas todas as telhas.

Em seguida outros trabalhos de infraestrutura foram feitos, incluindo a substituição de toda a instalação elétrica, a instalação de proteção contra descargas atmosféricas e a substituição da instalação sonora, incluindo o cabeamento e a substituição dos equipamentos de som e dos autofalantes.

Na sequencia  se deu início ao restauro das imagens sacras, conforme descrito na matéria que pode ser acessada aqui.

No momento, o trabalho em execução corresponde à pintura interna, incluindo a recuperação dos vitrais. Esse trabalho foi dividido em partes, sendo a primeira parte corresponde às capelas laterais e seus respectivos vitrais.

Para se iniciar a pintura interna, inicialmente foram feitas prospecções para se encontrar as cores originais, escondidas por baixo de seis ou sete camadas de pintura. A coordenadora técnica do serviço de restauração artística das capelas, Carla de Castro Silva, explica que nos rodapés se encontrou uma pintura decorada, uma policromia que imita o már­more. Essa camada dos rodapés foi identificada como a mais anti­ga de todas. A partir dela foram sendo definidos, então, os tons de amarelo ocre e azul acinzentado das paredes, colunas e capitéis.

A seguir, foram removidas as camadas de tinta e os relevos foram se acentuando, possibilitando um acabamento mais boni­to. Também foi preciso realizar um trabalho estrutural já que infil­trações haviam danificado o reboco original. Após o nivelamento e o preenchimento de fissuras com uma massa especial, deu-se início à pintura nos tons definidos juntamente com o IEPHA (Ins­tituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Ge­rais), que acompanha todo o trabalho de restauro da igreja.

Os vitrais também  receberam tratamento especial que foi iniciado com a limpeza por dentro e por fora, seguida da substi­tuição de partes de vidros quebrados. Algumas partes dos vitrais tiveram que ser removidas para nivelamento e posterior recolo­cação. Finalmente foi usada uma espécie de verniz para proteção e hidratação dos vitrais, informou a coordenadora técnica.

Quanto aos altares está sendo feita a reconstituição de partes faltantes dos pináculos superiores. O piso de madeira também está sendo recuperado. Com a restauração das capelas, a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem iniciará o retorno para o seu colorido original.

A capela de Nossa Senhora da Boa Via­gem foi reinaugurada ao final da Festa da Pa­droeira, no último dia 15. A reinauguração da capela do Sagrado Coração de Jesus, deverá ocorrer no final de agosto.

A próxima etapa da pintura interna ocorrerá no Presbitério, com previsão de início durante o mês de setembro. Enquanto perdurar a obra, o altar principal  da igreja ficará indisponível, com uma cortina separando a parte a ser restaurada do restante da igreja.  Será instalado um altar provisório em frente à cortina para permitir que as celebrações das missas possam continuar sendo  realizadas na igreja.

Após a conclusão da restauração da pintura interna do presbitério, ainda restará a restauração da pintura da nave principal, a troca da iluminação interna, além de, em uma nova fase, a restauração da pintura externa de todo o conjunto arquitetônico, que inclui as edificações contíguas à igreja.

Todo o serviço de restauração somente está sendo possível pela colaboração dos paroquianos e peregrinos.

Veja as formas de colaborar clicando nesse link.

*Parte do texto dessa matéria foi retirado do Jornal Nossa Senhora da Boa Viagem, edição julho/agosto de 2018