Iniciada em 2015, a obra do Restauro da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem está sendo feita por etapas.
Na primeira etapa foi feita a restauração da cobertura onde, dentre outros trabalhos, foram substituídas todas as telhas.
Em seguida outros trabalhos de infraestrutura foram feitos, incluindo a substituição de toda a instalação elétrica, a instalação de proteção contra descargas atmosféricas e a substituição da instalação sonora, incluindo o cabeamento e a substituição dos equipamentos de som e dos autofalantes.
Na sequencia se deu início ao restauro das imagens sacras, conforme descrito na matéria que pode ser acessada aqui.
No momento, o trabalho em execução corresponde à pintura interna, incluindo a recuperação dos vitrais. Esse trabalho foi dividido em partes, sendo a primeira parte corresponde às capelas laterais e seus respectivos vitrais.
Para se iniciar a pintura interna, inicialmente foram feitas prospecções para se encontrar as cores originais, escondidas por baixo de seis ou sete camadas de pintura. A coordenadora técnica do serviço de restauração artística das capelas, Carla de Castro Silva, explica que nos rodapés se encontrou uma pintura decorada, uma policromia que imita o mármore. Essa camada dos rodapés foi identificada como a mais antiga de todas. A partir dela foram sendo definidos, então, os tons de amarelo ocre e azul acinzentado das paredes, colunas e capitéis.
A seguir, foram removidas as camadas de tinta e os relevos foram se acentuando, possibilitando um acabamento mais bonito. Também foi preciso realizar um trabalho estrutural já que infiltrações haviam danificado o reboco original. Após o nivelamento e o preenchimento de fissuras com uma massa especial, deu-se início à pintura nos tons definidos juntamente com o IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), que acompanha todo o trabalho de restauro da igreja.
Os vitrais também receberam tratamento especial que foi iniciado com a limpeza por dentro e por fora, seguida da substituição de partes de vidros quebrados. Algumas partes dos vitrais tiveram que ser removidas para nivelamento e posterior recolocação. Finalmente foi usada uma espécie de verniz para proteção e hidratação dos vitrais, informou a coordenadora técnica.
Quanto aos altares está sendo feita a reconstituição de partes faltantes dos pináculos superiores. O piso de madeira também está sendo recuperado. Com a restauração das capelas, a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem iniciará o retorno para o seu colorido original.
A capela de Nossa Senhora da Boa Viagem foi reinaugurada ao final da Festa da Padroeira, no último dia 15. A reinauguração da capela do Sagrado Coração de Jesus, deverá ocorrer no final de agosto.
A próxima etapa da pintura interna ocorrerá no Presbitério, com previsão de início durante o mês de setembro. Enquanto perdurar a obra, o altar principal da igreja ficará indisponível, com uma cortina separando a parte a ser restaurada do restante da igreja. Será instalado um altar provisório em frente à cortina para permitir que as celebrações das missas possam continuar sendo realizadas na igreja.
Após a conclusão da restauração da pintura interna do presbitério, ainda restará a restauração da pintura da nave principal, a troca da iluminação interna, além de, em uma nova fase, a restauração da pintura externa de todo o conjunto arquitetônico, que inclui as edificações contíguas à igreja.
Todo o serviço de restauração somente está sendo possível pela colaboração dos paroquianos e peregrinos.
Veja as formas de colaborar clicando nesse link.
*Parte do texto dessa matéria foi retirado do Jornal Nossa Senhora da Boa Viagem, edição julho/agosto de 2018