Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

07h

08h30
11h
18h
20h
07h
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
18h15
Você está em:

O NAASP – Núcleo de Acolhida e Articulação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – surgiu do projeto da arquidiocese de Belo Horizonte: Rede “Articulação da Solidariedade” cuja finalidade é fortalecer a inserção social da Igreja, em diálogo com o projeto de evangelização Igreja Viva, Sempre em Missão, e consolidar a cidadania e o projeto de sociedade justa e solidária na Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Para viabilizar a articulação da solidariedade em rede, o Vicariato Episcopal para Ação Social e Política (VEASP) definiu como objetivo principal criar Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial – NAASP nas paróquias convidadas a atuar na rede como “paróquias irmãs”: a que tiver recursos e pessoal com perfil para a ação social poderá “adotar” outras com dificuldades financeiras e demandas sociais urgentes.

A paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na pessoa do pároco Pe. Marcelo Silva,  em atendimento ao convite do VEASP para atuar como paróquia irmã, criou, em outubro de 2016, o NAASP – Núcleo de Acolhida da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, cujo objetivo principal é promover o voluntariado em prol da assistência ao público mais carente.

Áreas de Atuação do NAASP – Paróquia Boa Viagem

  • Social: doação de roupas, medicamentos, enxoval de bebês, etc;
  • Humana: acolhimento psicológico;
  • Jurídica: parceria com o SAJ – Serviço de Assessoria Jurídica da PUC – Praça da Liberdade;
  • Acolhida Cristã.

O público atendido pelo NAASP é constituído de pessoas em situação de vulnerabilidade social, transeuntes, população de rua e paroquianos de Belo Horizonte e região metropolitana.

 

Pe. Marcelo Silva, sensível ao sofrimento emocional e psicológico de grande parte dos moradores de uma grande cidade como Belo Horizonte e, por sua formação em psicologia clinica, implantou no NAASP da Paróquia Boa Viagem. O acolhimento psicológico em regime de plantão (ou terapia breve), cujo objetivo principal é oferecer um espaço de escuta e acolhimento, ajudando o paciente a identificar sua(s) demanda(s) e auxiliá-lo na busca da solução de seus conflitos psicológicos.

 

O NAASP convida profissionais de psicologia, psiquiatria e psicopedagogia para integrar a equipe de profissionais voluntários que prestam o serviço de acolhimento psicológico a adultos, jovens e crianças carentes das comunidades de Belo Horizonte e região metropolitana.

O acolhimento psicológico é realizado de 2ª a 6ª feira, no horário de 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00, na Rua Sergipe, 186 – Bairro Funcionários – BH. O agendamento é somente por telefone: 31 3224-2270.

Para atendimento às necessidades sociais dos assistidos o NAASP necessita de doação de alimentos não perecíveis para atender as demandas do público carente.

 

Equipe do NAASP

 

Renato Pugêdo              

Coordenador do Acolhimento Psicológico

 

Suzana Laudares

Coordenadora do Acolhimento Psicológico

 

Pe. Marcelo Silva

Coordenador Geral

Pároco – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem