Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

07h

08h30
11h
18h
20h
07h
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
18h15
Você está em:

♨️ Liturgia das Horas – Vésperas

🗓️ Segunda a Sexta
⏰ 17h30
📍 Igreja Nossa Sra. Da Boa Viagem | Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia.

Venha celebrar esse momento conosco e redescubra a beleza da Oração da Igreja!

⚠️ SAIBA MAIS!

Liturgia das horas, ofício divino ou breviário – quantos sinônimos para designar esta oração quotidiana e oficial da Igreja que dá um ritmo aos nossos dias e anos, santifica o tempo e o transfigura em Cristo.

🙏🏼 Quando e como rezar com as Horas?

Os primeiros cristãos eram “fiéis às orações” (Atos 2:42). Essa oração das Horas passou por muitas evoluções, mas o princípio permaneceu o mesmo: atender ao chamado de Cristo para orar em todos os momentos, como Igreja e baseados na Palavra de Deus (especialmente nos Salmos). O Concílio Vaticano II reiterou a obrigação para os clérigos e pessoas consagradas. Além disso, revivendo a tradição mais antiga, recomendou-se a todos os fiéis que a rezassem “com o clero, em comunidade ou sozinhos” (Sacrosanctum Concilium, n ° 100). A Liturgia das Horas é assim “destinada a se tornar a oração de todo o povo de Deus” (Catecismo da Igreja Católica § 1175).

O que é a liturgia das horas?

A Liturgia das Horas é composta de louvores matinais (laudes), nos quais se dedica o dia a Deus e, por ações de graças à noite (vésperas). Além das orações ao longo do dia (terceira, sexta, nona) e da oração antes da hora de dormir (completas). Há também o ofício das leituras, que não tem um horário fixo. Esse ciclo diário dura quatro semanas e se combina com o ciclo anual da liturgia: Advento, Natal, Tempo comum, Quaresma, Páscoa, celebrações dos mistérios de Cristo, da Virgem Maria e dos santos. Pausas e descansos são parte integrante desta rotina para promover a ressonância no coração da voz do Espírito Santo. A maioria desses elementos varia de acordo com os dias e as épocas do ano; o domínio do livro da Liturgia das Horas requer algum estudo para saber como manipula-lo.

🙌🏿 Por que rezar a liturgia das Horas?

Ela é a oração oficial de toda a Igreja, a “voz da Esposa que se dirige ao Esposo” (Vaticano II). Ao rezarmos, ritmamos os nossos dias com a Igreja, participamos de sua missão de louvor e intercessão, estamos em comunhão mais estreita com todos aqueles que rezam diariamente. A Liturgia das Horas é a pedagogia do Espírito Santo, em particular através dos Salmos. Rezamos em diálogo com Deus, respondemos a Ele com suas próprias palavras, com sua Palavra! Esses hinos podem ter mais de um milênio e meio de idade, mas é sobre nós e para nós que elas falam. Elas ainda são atuais e muitas vezes muito mais reais do que aquilo que podemos ler nos jornais. Felicidade, infortúnio, lutas da vida, desespero, súplica, intercessão e, acima de tudo, louvor e gratidão – toda a paleta de relacionamentos com Deus, com os outros e consigo mesmo está lá. Com os Salmos, não há perigo de viver um cristianismo ruim ou diluído! Graças a eles, a vida se transforma em oração e a oração em uma escola da vida (e até, através do louvor, uma escola da vida eterna).