Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

07h

08h30
11h
18h
20h
07h
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
18h15
Você está em:

Caminhada com Maria 2019

Festa da Padroeira de Belo Horizonte 2019

A 31ª Caminhada com Maria ocorrerá no dia 04 de agosto, 1º domingo do mês, saindo da igreja Nossa Senhora Boa Viagem às 8 horas.

Venha participar conosco. É um dia de muita alegria! A sua presença é muito importante para nós.

Juntos somos mais 🙏🌹

Contatos para maiores informações:
Marileide: 3373-1289 / 99992-9189 .
Graça: 3653-2361/ 3222-2361;
Nancy: 99833-3085

As inscrições podem ser feitas através dos Grupos e Pastorais envolvidos ou na Secretaria da Boa Viagem.

Conheça mais a Caminhada com Maria

A Caminhada com Maria, que acontece desde 1989, é uma tradicional peregrinação religiosa que percorre diversas igrejas da nossa arquidiocese com a denominação de Maria. Ela acontece sempre no domingo, dentro do período da novena. Centenas de pessoas acompanham esta jornada que atualmente visita 15 paróquias, por todo o dia, desde as 7 horas com a celebração eucarística na Igreja da Boa Viagem, até às 20 horas com o retorno dos peregrinos à igreja, onde a imagem da santa é recebida com grande festa.

A Caminhada com Maria em todos estes anos foi crescendo e virou um marco no Jubileu de Nossa Senhora da Boa Viagem. No início eram visitadas 15 igrejas. Em cada uma é rezado um mistério do terço, ou seja: os Mistérios da Alegria (Gozosos), da Dor (Dolorosos), da Glória (Gloriosos) e da Luz (Luminosos). O último mistério foi criado pelo nosso santo e querido papa João Paulo II. Com a introdução deste mistério é rezado todo o “Terço” da Alegria na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, e os demais durante a peregrinação nas igrejas.

A alegria e a fé reinam na chegada da Caminhada com Maria em cada igreja. A acolhida generosa e amável dos párocos e fiéis que cantam, dançam, rezam, enfeitam as ruas, batem os sinos, soltam foguetes e jogam flores na passagem da imagem. São grupos de jovens que tocam belas músicas e crianças que fazem coreografia. O que mais impressiona é a quantidade de pessoas idosas que participam durante toda a caminhada e dizem não sentir cansaço pelo sobe e desce dos ônibus, carregando bandeiras e estandartes. Muitas famílias acompanham a caminhada para comemorar o Dia dos Pais, pois sempre coincide com esta data.

Procissão Luminosa

Dentro das comemorações da festa da padroeira, a imagem da santa, é levada para a cidade de Confins, para a Paróquia São José. Durante uma semana a imagem peregrina nas comunidades da cidade. E no dia 15 de agosto, a imagem retorna para encerrar as festividades com a grande Procissão Luminosa, em honra da padroeira de Belo Horizonte. Nesta dia milhares de fiéis se reúnem na Praça Rio Branco, centro da capital mineira, à espera da padroeira que parte da cidade de Confins em uma carreata. Da Avenida Afonso Pena, os fiéis partem em romaria em direção à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Na Igreja, lar da santa, é celebrada uma missa campal, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e concelebrada pelos padres sacramentinos, diocesanos, seminaristas, diáconos e religiosas.

Oração de Nossa Senhora da Boa Viagem

Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem, esperança infalível dos filhos da Santa Igreja, sois guia e eficaz auxílio dos que transpõem a vida por entre os perigos do corpo e da alma.  Refugiando-nos sob o vosso olhar materno, empreendemos nossas viagens, certos do êxito que obtivestes quando vos encaminhastes para visitar vossa prima Santa Isabel. Em constante crescimento na prática de todas as virtudes transcorreu a vossa vida, até o sublime momento de subirdes gloriosa para os céus. Nós vos suplicamos pois, ó Mãe querida: velai por nós, amados filhos vossos, alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos, assistidos por Jesus e São José, na peregrinação nesta vida e na hora derradeira de nossa partida para a eternidade. Amém!

Hino a Nossa Senhora da Boa Viagem

(Letra e Música: Ir. Míria T. Kolling)

Maria, tu que andaste nas estradas com teu Filho, mão na sua mão, olhar no seu olhar: foste iluminada por seu brilho! Pisa o nosso chão, para o céu buscar. Somos peregrinos neste exílio, em viagem para o Lar.

  1. Acompanha os caminheiros, nas estradas do progresso; e protege os passageiros, tenham bem feliz regresso. Quem viaja ou vai a pé, no ar, no mar até, em ti encontre a fé.
  2. Livra os homens do perigo, do descuido e da imprudência; dá a todos firme abrigo, no teu manto a providência! Quem trabalha pra viver, ou busca o seu lazer, ó Mãe, vem proteger.
  3. E ao chegar a nossa hora de dizer “adeus ao mundo”, tu nos levarás, Senhora, ao encontro mais profundo: quem caminha para a luz, levando a sua cruz, merece ver Jesus.