Paróquia

Depoimentos

Vocação, intimidade e oração “Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe / antes que tu nascesse, te conhecia, te consagrei / para ser meu profeta entre as nações Eu te escolhi...” Com essas palavras, o compositor transformou o chamado do profeta Jeremias em música. E é assim que acontece. Ao criar os seres humanos, Deus concede dons e chama cada pessoa a uma determinada missão, seja de profeta, freira, professor, cientista, agricultor, etc. Graças a Deus, hoje eu consigo afirmar: nasci para o sacerdócio. Seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte, cada vez tenho mais certeza de que fui criado para ser padre, ser o rosto de Jesus Bom Pastor para o mundo, para as pessoas. A cada vivência, cada etapa cumprida e cada pessoa que gero em Deus, percebo a beleza e a fecundidade de estar conforme a vontade do Criador, de configurar-me à Cristo. Não foi sempre assim! Somente em 2008, aos 27 anos, que percebi esse chamado. Em meio a dúvidas e incertezas, ofertas e propostas, algo apontava para o altar, para o serviço, para Jesus de Nazaré. Nessa hora, a ajuda amiga do padre Domingos Sávio foi determinante. A partir de uma confissão de horas e da exposição de meus sentimentos, experimentei a misericórdia e fui preenchido por aquele Amor. De lá pra cá, muita coisa mudou. Precisei iniciar um processo diário de conversão. Cruz! Auto-enfrentamento, meditação e abertura de coração! Procurei o Seminário Arquidiocesano, fui encaminhado para uma espera de amadurecimento; estudei, engajei na pastoral de catequese e de juventude. Fiz um caminho para, em 2014, ingressar no seminário. Cursei elenco mínimo de filosofia, iniciei o curso de teologia, iniciando o quarto período. Trabalhei na paróquia Santo Inácio de Loyola e São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, e agora trabalho na paróquia São João XXIII, no barreiro. Toda essa caminhada, o refinamento das ideias, a abertura e o crescimento nas diversas dimensões de formação só aconteceram pela força da oração, pela vivência dos sacramentos. Recebi da minha família a herança da oração, a certeza de que a oração é capaz de mudar todas as realidades. O Rosário, o Ofício da Imaculada Conceição e a Eucaristia diária criaram a intimidade com Deus. A questão da vocação clareou. Fatos do passado vieram à memória, evidenciando que o chamado de Deus vem desde a infância, aos dez anos, quando coroava Nossa Senhora na Igreja de Santana. Muito resumidamente, é essa a história de minha vocação. A história de um chamado que os barulhos da vida abafaram por muito tempo, mas que acabou amplificado pela graça da oração, pela beleza da misericórdia e pelo amor do Pai. Assim também ocorre com todos, com cada um que cria intimidade com Deus pelo diálogo da oração.

SEMINARISTA EMANUEL CASTRO COSTA

Caro visitante deste site, humildemente peço um minuto de sua atenção, quero contar um pouco de minha caminhada vocacional, mas, antes desejo apresentar-me: Sou Mateus, natural de Moeda, tenho 20 anos e estou no meu primeiro ano de seminário, vivendo com meus irmãos na comunidade São João Paulo II, propedêutico. Ao perguntar-me sobre o meu chamado, sou remetido à minha infância. Lembro-me que uma de minhas brincadeiras era “celebrar missa”, além de fazer procissões com as imagens lá de casa. Por fim, entre essas e outras coisas, encantei-me pela Igreja, por Cristo, ao ponto de querer me entregar a Ele inteiramente. Tenho consciência que o sacerdócio é uma das tantas formas de se entregar ao Pai, porém, é nesse ministério que senti o olhar de Deus para a minha vida. Esse caminho de descoberta, deu-se também em comunidade, como coroinha, ministro extraordinário da sagrada comunhão e palavra, catequista, coordenador de grupos e pastorais, enfim, como humilde servidor do Evangelho vivo na sua Igreja. Ao final de meu pequeno relato, ressalto a importância dos encontros de discernimento vocacional no Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, e convido a todos aqueles que se sentem também chamados ao sacerdócio, que venham participar dos encontros, e aos que entrarão posso garantir que não haverá arrependimento, pois se a cruz é pesada não a carregamos sozinhos.

SEMINARISTA MATEUS HENRIQUE SILVA MAIA