Referências na acolhida aos peregrinos: novos santuários arquidiocesanos

Em 2019, na reabertura do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis após a sua revitalização, dom Walmor planta muda de árvore – gesto simbólico para inspirar o cuidado com a natureza
A criação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho, é homenagem aos grupos de devotos da Mãe do Rosário que vivem na região. O Santuário é sinal da presença da Igreja especialmente entre os que sofrem – Brumadinho e a região do Vale do Paraopeba, em 2019, foram fortemente impactados com o rompimento de uma barragem de mineração.

O Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte celebrou, nas últimas duas décadas, a elevação de oito comunidades de fé a santuários arquidiocesanos.   Em Brumadinho, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, criado no dia 25 de fevereiro de 2019, amparou vítimas das enchentes naquela cidade, em 2020. O Santuário é importante referência para a fé cristã católica em toda Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), que compreende cidades do Vale do Paraopeba, gravemente atingida pelo rompimento da barragem com rejeitos de mineração em 2019, um dos maiores desastres socioambientais vivido no Brasil.

Fiéis de Contagem celebraram a instalação do primeiro Santuário Arquidiocesano na Cidade, dedicado à Nossa Senhora Aparecida

Já os cristãos católicos de Contagem, no dia 12 de outubro de 2018, celebraram a criação do primeiro santuário da cidade, dedicado à Nossa Senhora Aparecida.  Também na Região Metropolitana, a elevação da Matriz de Lagoa Santa a Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde foi vivida com grande entusiasmo pelos fiéis. A instalação do Santuário, no dia 15 de agosto de 2023, durante o 200º Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, alegrou a professora aposentada Maria da Saúde de Matos. Nascida em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo

Com dois séculos de história, unindo gerações a partir da fé, a Matriz de Lagoa Santa é elevada a Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde

Horizonte, Maria da Saúde de Matos leva em seu nome a homenagem de seus pais à padroeira da cidade: Nossa Senhora da Saúde. Desde criança, ela faz parte da comunidade paroquial que tem como principal referência a Igreja Matriz de Lagoa Santa. A Matriz de Nossa Senhora da Saúde é expressão de uma devoção iniciada na cidade há mais de 200 anos. A atual Igreja foi concluída nos anos 1970, substituindo a antiga Matriz, do século 18.  Além de Maria da Saúde e de seus pais, também seus avós fazem parte dessa história. No Jubileu de 200 anos da Festa de Nossa Senhora da Saúde, com a elevação da atual matriz a santuário, Maria da Saúde experimentou uma alegria singular. “Só temos a agradecer.  A dedicação à Nossa Senhora da Saúde nos protege muito”, disse.

A Igreja dos Sagrados Corações, que começou a ser construída pelo bem-aventurado padre Eustáquio, é elevada a Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz. Uma referência ao modo como o bem-aventurado saudava e abençoava cada pessoa: “Saúde e paz!”

Conforme explica o Papa Francisco, “os santuários permanecem até os nossos dias, em todas as partes do mundo, como sinal peculiar da fé simples e humilde dos crentes, que encontram nestes lugares sagrados a dimensão basilar da sua existência. Nos santuários, experimentam de maneira profunda a proximidade de Deus, a ternura da Virgem Maria e a companhia dos Santos: uma experiência de verdadeira espiritualidade que não pode ser desvalorizada, sob pena de mortificar a ação do Espírito Santo e a vida de graça. Muitos Santuários foram considerados de tal maneira como parte da vida das pessoas, das famílias e das comunidades a ponto de ter plasmado a identidade de inteiras gerações, até chegar a incidir na história de algumas nações”.

A Capela São Francisco de Assis é elevada a Santuário Arquidiocesano, com a missão de se consolidar, cada vez mais, como referência para os que buscam aprender as lições de São Francisco, respeitando a Criação, obra de Deus.