Convivência formadora – o Convivium Emaús

A bênção da pedra fundamental do Convivium Emaús, em 2009, marcou o início da construção da sede definitiva do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) e de uma infraestrutura completa dedicada à formação de padres e leigos. Dom Walmor participou de cada etapa da obra, sempre se reunindo com os operários
O Convivium Emaús, inaugurado em 2018, recebe fiéis leigos para momentos de retiro, celebrações e encontros formativos. Também está aberto à comunidade para ações solidárias

O Convivium Emaús, no bairro dom Cabral, é um marco na formação de sacerdotes, evangelizadores leigos e na acolhida aos presbíteros mais idosos, que alcançaram a maturidade plena. Inaugurado em 2018, a sua história começa há quase 20 anos, logo após o início do ministério de dom Walmor Oliveira de Azevedo na Arquidiocese de Belo Horizonte. Naquela época, a sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) era na Av. 31 de março, dividido em “casas separadas”, conforme explica o seu atual reitor, padre Evandro Campos Maria. Dom Walmor identificou a necessidade de uma nova sede, capaz de reunir, em um mesmo espaço, para favorecer a convivência, a partilha de experiências, contribuindo para melhorar, ainda mais, a formação de seminaristas. Um sonho abraçado por muitas pessoas, que se articularam para efetivá-lo. Assim, em 2009, quando a Igreja, em todo o mundo, viveu o Ano Sacerdotal, dom Walmor abençoou a pedra fundamental da nova sede do Sacej – o Convivium Emaús. Nove anos depois, em 2018, foi celebrada a sua inauguração.  “O Convivium tem possibilitado uma formação mais integral, contemporânea e fiel à Palavra de Deus, de modo que os seminaristas vão crescendo, ano a ano, no seguimento de Jesus”, avalia padre Evandro Maria.

O Natal Solidário do Convivium Emaús é dedicado às crianças e suas famílias, que vivem nas vilas Delta e 31 de Março. As famílias são acompanhadas pelos seminaristas e padres formadores do Sacej em suas visitas pastorais

Além promover mais integração entre as comunidades de seminaristas, o Convivium Emaús, com a sua ampla infraestrutura, acolhe outras instituições que estão a serviço do Povo de Deus.  A Casa Santo Cura D’ars é dedicada aos padres “mais vividos”. Expressa, nas palavras de padre Evandro, o cuidado de dom Walmor e da Arquidiocese de Belo Horizonte dedicado aos padres que, ao longo dos anos, doaram a sua vida em comunidades de fé, servindo as pessoas, cuidando de doentes e, agora, na maturidade, merecem ser cuidados pela Igreja. Na Casa Santo Cura D’ars, são desenvolvidas atividades de promoção da saúde integral dos padres mais idosos. “Os padres da maturidade continuam cultivando o espírito eclesial, de fraternidade sacerdotal, no Convivium Emaús, de onde testemunham a fé, irradiando-a para muitas pessoas da Arquidiocese de Belo Horizonte”, explica padre Evandro. Na infraestrutura do Convivium Emaús são realizadas atividades que buscam fortalecer os sacerdotes da Arquidiocese na missão de evangelizar, a partir do programa Saúde Sempre+, vinculado à Pastoral Presbiteral.

O Convivium Emaús é dedicado ainda à formação de líderes leigos, evangelizadores, jovens e recebe iniciativas de amparo aos mais pobres. A instituição mantém programação de Missas, retiros, acolhimento de grupos de paróquias em busca de formação, celebrações abertas à comunidade. “Momentos culturais e artísticos, no nosso auditório, também contribuem para a evangelização de leigos e leigas”. Um exemplo de iniciativa aberta à comunidade, com o envolvimento de seminaristas do Sacej, dos padres da Casa Santo Cura D’ars, de voluntários, é o Natal Solidário, realizado anualmente. O Convivium Emaús recebe famílias pobres, das vilas Delta e 31 de março, para um momento de oração e partilha, que alegra especialmente as crianças. As famílias convidadas são acompanhadas ao longo do ano pelos seminaristas, em suas visitas missionárias às casas das duas vilas.

A serviço do Povo de Deus

122 padres foram ordenados na Arquidiocese de BH nos últimos 20 anos