Comunidade de comunidades, a criação de paróquias

As comunidades do Aglomerado da Serra, conjunto de vilas na Região Sul de Belo Horizonte, celebraram a criação da Paróquia Santa Dulce dos Pobres

A Arquidiocese de Belo Horizonte viveu uma expansão de sua rede de paróquias nos últimos 20 anos. Foram criadas 29 paróquias, sinalizando o amadurecimento das comunidades de fé, nas cinco regiões episcopais. Importante destacar também a criação de um curato (Nossa Senhora do Silêncio, que congrega especialmente evangelizadores da comunidade surda), e duas capelas curiais.

Dentre as comunidades de fé elevadas a paróquias está a Santa Dulce dos Pobres, no Aglomerado da Serra. A Paróquia, criada no dia 13 de agosto de 2012, organiza-se em rede. Os fiéis se reúnem para as celebrações em nove igrejas, com programações que possibilitam a evangelização em rede, em todo o Aglomerado da Serra.

Há mais de 30 anos, Luciana Bispo de Souza Silva vive no Aglomerado e lembra: antes de serem elevadas à Paróquia Santa Dulce dos Pobres, as comunidades de fé da região eram assistidas por paróquiasde outras realidades, distantes dos dilemas e dos desafios enfrentados pelos fiéis do Aglomerado. Conforme Luciana, que se dedica à catequese para jovens em preparação par Crisma, a criação da Paróquia, pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, fortaleceu a unidade. “A criação da Paróquia Santa Dulce dos Pobres provocou grande impacto. A presença da Igreja no Aglomerado da Serra se tornou mais forte. Houve um fortalecimento de vínculos entre nossas comunidades”, disse, sublinhando ainda que dom Walmor e o bispos auxiliares sempre estiveram presentes no Aglomerado, celebrando e se reunindo com os fiéis.

20 anos no terceiro milênio

29 novas paróquias