Santuário Arquidiocesano

Catedral Cristo Rei

08h
- Missa

10h30
- Missa
17h
- Missa
Você está em:

“Olhar fixo em Jesus”: partilha e solidariedade marcam ações do Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese de BH

O Dia Mundial dos Pobres, celebrado no último domingo, 13 de novembro, como lembrou o Papa Francisco em sua inspiradora mensagem para o Dia, é uma saudável provocação para nos ajudar a refletir sobre estilo de vida e as inúmeras pobrezas do nosso tempo. Na Arquidiocese de Belo Horizonte a data está sendo celebrada por meio de vários gestos concretos, acolhimento e reflexões.

Nesta semana, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, nossos pobres irmãos têm encontro marcado para vivências e almoço – das 9h às 12h, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres.

No sábado, 19 de novembro, nossos irmãos são convidados especiais para fraterna partilha do café da manhã, às 8h, também no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres. Em seguida, às 8h45, seguem em caminhada até o Santuário Arquidiocesano São José, na região central de Belo Horizonte, onde acontecerá doação de vestuário, serviços de cuidados pessoais e de cuidados da saúde: como aferição da pressão arterial e medição da glicemia. Às 10h30, haverá Momento de Louvor, seguido pela partilha do almoço comunitário, às 12h. O gesto concreto é organizado pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte e pelo Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental (Veaspam).

Já no dia 25 de novembro, sexta-feira, o Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental, (Veaspam), juntamente com a Defensoria Pública de Minas Gerais, promovem, das 9h às 13h, encontro com moradores de rua, terminando com a partilha do almoço às 12h. Serão várias atividades e serviços para os irmãos e irmãs em situação de rua.

Dai-lhes vós mesmos de comer

Nos dias 18 e 25 de novembro o almoço solidário será promovido pela Ação Dai-lhes vós mesmos de comer, da Catedral Cristo Rei. A ação, semanalmente, prepara e partilha refeições nutritivas e balanceadas, com verduras, carboidratos e proteínas com os nossos irmãos que enfrentam a fome ou o déficit alimentar.  Como nos recorda o Papa Francisco:  “Neste VI Dia Mundial dos Pobres, com o convite – tomado do apóstolo Paulo – a manter o olhar fixo em Jesus, que, «sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza» (2 Cor 8, 9).

Acompanhe os registros do gesto concreto desta quarta-feira,16, que acolheu nossos irmãos e irmãs, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres:

VEJA TAMBÉM